Escola Básica Dr. Costa Matos (Vila Nova de Gaia)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Atividade: SUPER- ECOLÁPIS
- Escola Básica Dr. Costa Matos – Vila Nova de Gaia
- Professoras coordenadoras: Margarida Alves e Rosário Raimundo
- Alunos envolvidos: 5º e 9º ano em Educação Visual e em Cidadania e Desenvolvimento
As coordenadoras fizeram a divulgação na comunidade escolar (Classroom Eco-escolas, e-mails e passa-palavra), incentivaram colegas a participar com as turmas e propuseram o trabalho às suas próprias turmas.
Os alunos foram informados sobre o desafio e sobre o tema deste ano letivo e convidados a participar. Pesquisam sobre os temas propostos, sobre a importância da preservação dos ecossistemas terrestres e aquáticos e levaram o Super Ecolápis a “visitar” os seus desenhos.
Realizaram desenhos em formato A4 e A3, com motivos relacionados com ambientes terrestres e aquáticos e com motivos de seres vivos aos quais o super lápis se associou com os seus super poderes oferecendo novas características a esses seres vivos que lhes permite viver melhor e mais facilmente intervir na melhoria desses ambientes. Foram selecionados os que nos pareceram melhores.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Segundo a autora, Matilde Cardoso do 5º H, o elecavarinho (elefante e cavalo marinho) viveria no mundo invertido, onde tudo seria diferente a começar pelas cores, os animais e os humanos trocariam de lugar.
Este ser teria super poderes: um deles voar, no mundo invertido ele conseguia voar/nadar com a barbatana que tem atrás. Com a tiara estrelada, podia mover objetos com a mente. Usaria a habilidade da tromba do elefante para apagar incêndios, mas também para atear, pois o mundo estava ao contrário. O super ecolápis associado a este ser teria um poder especial de desenhar e ilustrar à volta ambientes muito limpos, cuidados e acolhedores para todos os seres vivos.
com a ajuda do super ecolápis