Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis

Escola EB1/JI da Ermida (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Após a inscrição no concurso, estabelecemos um plano de orientação para desenvolvermos um projeto. Este iniciou quando participámos no Workshop Online/Oficina de Ilustração “Super Ecolápis”, no dia 1 de março. Depois reunimos várias pesquisas sobre os animais: na biblioteca, na internet e com a ajuda da família.
Produzimos os primeiros esboços individuais. Depois vimos o vídeo “Escute o som da nossa pegada de carbono neutra...”. Fizemos pesquisas de campo, participando no “BioBlitz”, nos Jardins de Serralves. Tendo recolhido bastante informação, em pares, partimos para a produção de um trabalho artístico, onde explorámos diferentes materiais e reunimos o melhor de todo este processo de aprendizagem. Nesta reta final, cada grupo apresentou à turma o seu trabalho, descrevendo os “Super Poderes” do seu lápis. Foi muito difícil escolher, por isso resolvemos fazer uma eleição, baseando-nos no trabalho que melhor respeitava os quatro critérios de avaliação.
Dessa eleição os cinco que obtiveram mais votos foram os escolhidos.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
A gola do nosso “Super Ecolápis” serve para assustar os predadores, a cauda de sereia serve para se movimentar agilmente na água, as patas de dinossauro servem para correr no solo, a boca enorme serve para comunicar com todos os seres vivos, os olhos do gato servem para ver no escuro, o nariz serve para cheirar a quilómetros de distância, o bigode serve para sentir se está quente ou frio, a borracha serve para apagar toda a poluição do mundo: a do ar, do solo e da água.