Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O desafio foi apresentado à turma através da visualização da oficina de ilustração "Super-Ecolápis". Esta oficina despertou bastante entusiasmo nos alunos fornecendo-lhes inspiração para a criação das suas ilustrações. Consideraram uma vantagem poderem recorrer a acoplagem de partes do corpo de vários animais. Foi também apresentado à turma o vídeo sobre os fabricantes dos lápis Faber Castel com o objetivo de dar a conhecer à turma o ciclo de vida do Ecolápis (através do material disponibilizado pela Faber-Castell, brochura do Ecolápis e cartaz com o ciclo do Ecolápis).
De seguida, foram explorados conhecimentos e atitudes a ser desenvolvidas no dia a dia, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade. Apesar de este tema ser recorrente em sala de aula foi cuidadosamente aprofundado.
Posteriormente foi feita uma pesquisa de animais marinhos, terrestres e anfíbios percebendo os seus habitats e suas características próprias. Visualizaram vídeos da poluição nos oceanos e os respetivos impactos ambientais.
Com esta pesquisa os alunos compreenderam que é urgente ajudar os animais e intervir na melhoria do ambiente.
Os alunos sentiam-se entusiados e ansiosos em iniciar a ilustração do seu “Super-Ecolápis” e principalmente em atribuir-lhe os superpoderes. Durante o trabalho revelaram motivação e muita criatividade criando vários Ecolápis. Posteriormente foram selecionados cinco trabalhos que vão representar a escola neste projeto.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O “Casttart” tem o corpo coberto de escamas castanhas, de forma arredondada com a função de o proteger dos resíduos plásticos. Quando se cruza com os resíduos transforma-os em algas benéficas aos habitats marinhos. A sua carapaça grande e dura liberta calor ou frio de acordo com as necessidades climatéricas favoráveis a todos os animais. Possui umas pernas fortes para se deslocar rapidamente e as suas patas conseguem libertar sementes para a plantação de novas árvores.