Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
O desafio Faber-Castell, Eco lápis com os "Super-poderes", prendeu logo a atenção dos alunos do 4º ano, da EB Nº 2 de Perafita, aquando da apresentação da “mascote” o Ecolápis com Super-poderes, por se apresentar misteriosa.
Numa primeira foi lançado o desafio do consumo sustentável e consciente; “Como ser mais consciente na compra do material escolar?”, encaminhando-os para uma perspetiva de Educação Ambiental ”, com o objetivo de desenvolver conhecimentos, habilidades e espírito crítico.
Nas apresentações e debate em sala de aula, surgiu a marca “Faber-Castell”. Os trabalhos apresentados focavam diferentes materiais de uso escolar tais como borrachas, cadernos, lápis e mochilas. Algumas marcas que despoletadas por um grupo de clientes, ambientalistas e fornecedores de matérias-primas, iniciam práticas mais ecológicas.
Apresenta-se num trabalho de pesquisa, a citação: “a Faber Castell foi a primeira empresa na indústria de instrumentos de escrita a lançar a tecnologia de verniz à base de água que não agride o meio ambiente. Isso em 1992, na Alemanha.
Hoje, a empresa chegou ao nível hard do ecologicamente correto ao criar o Ecolápis. Seja de cor ou grafite, eles são produzidos com madeira 100% reflorestada, de forma sustentável e com certificação FSC.”
Estava lançado o mote para a tomada de conhecimento sobre “Ciclo do Ecolápis” e exploradas de 1 a 13 todas as etapas, bem como, a HISTÓRIA DA FABER-CASTELL.
Os alunos desenvolveram em metodologia de projeto pesquisas sobre a biodiversidade de cobertos vegetais, jardins, florestas e bosques. Aprenderam que as florestas, são fonte de bens como madeiras, combustíveis, alimentos e matérias-primas (ex. resina, celulose, cortiça, frutos, bagas); Desempenham importantes funções de proteção do solo contra e erosão, de controlo do ciclo e da qualidade da água; Concentram a maior parte da biodiversidade terrestre, nomeadamente, de espécies vegetais e animais; Reúnem um elevado valor paisagístico e recreativo.
Partindo de imagens de diferentes cobertos vegetais, desenharam ilustrações, onde enquadraram a personagem “Super Ecolápis” na água em cima de um nenúfar. Mas surpreendentemente o nosso herói ficou muito triste com a realidade que viu, a poluição Marinha .
Foram utilizados os seguintes materiais; papel A4 branco, lápis de grafite, lápis de cor, tesoura e cola. Os trabalhos selecionados para o projeto reuniram o consenso dos alunos.
No desenvolvimento de todo o projeto os alunos demonstraram empenho e curiosidade pela descoberta da biodiversidade do ambiente natural, despertando para a importância da manutenção dos valores naturais em estreita relação com a melhoria da qualidade de vida das populações.
Professora, Susana Santos
Alunos do 4º Ano

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O Ecolápis desenvolveu o superpoder de voltar a nascer e então é um pequeno bebé que sofreu mutação, com a sua cauda de girino está adaptado ao meio aquático.