Escola EB1/JI de Ranholas (Sintra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Para a realização deste trabalho, as crianças tomaram contacto com o ciclo do Ecolápis, a coordenadora do projeto Eco- Escolas recordou quais as atitudes a ter para haver uma boa sustentabilidade, dialogando com os alunos sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos; relembrando que esta turma reutilizou para este ano letivo, o material escolar do ano passado. Como as crianças já possuíam conhecimento sobre animais, só foi necessário questioná-los sobre esse tema, não sendo necessário pesquisar.
A turma de 3º e 4º ano, foi dividida em três grupos, que trabalharam individualmente numa sala à parte, com a coordenadora. Antes de serem separados, foi-lhes apresentado o Ecolápis e o que se pretendia que eles pensassem e realizassem.
O material utilizado foi : lápis de carvão, papel vegetal para decalcar algumas partes do corpo e coloriram com lápis de cor e de cera, utilizaram canetas de feltro para delinear. Os olhos são de embalagens usadas de comprimidos.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O grupo A, antes de iniciar discutiu e após a discussão, colocou a descrição do que iriam fazer:
"O nosso grupo combinou que iríamos colocar asas no Ecolápis, para que ele tenha o super- poder de transformar o lixo em árvores. Terá também uma cauda de peixe para que consiga destruir o fumo das fábricas, que é tão prejudicial. O super- poder da tromba para que esta sugue os líquidos prejudiciais e os transforme em água potável. O super- poder de manter as ruas limpas, através do cabelo. As patas e o bico, servem para que o Ecolápis tenha o super- poder de salvar as tartarugas".