Escola EB1/JI de Ranholas (Sintra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Para a realização deste trabalho, as crianças tomaram contacto com o ciclo do Ecolápis, a coordenadora do projeto Eco- Escolas recordou quais as atitudes a ter para haver uma boa sustentabilidade, dialogando com os alunos sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos; relembrando que esta turma reutilizou para este ano letivo, o material escolar do ano passado. Como as crianças já possuíam conhecimento sobre animais, só foi necessário questioná-los sobre esse tema, não sendo necessário pesquisar.
A turma de 3º e 4º ano, foi dividida em três grupos, que trabalharam individualmente numa sala à parte, com a coordenadora. Antes de serem separados, foi-lhes apresentado o Ecolápis e o que se pretendia que eles pensassem e realizassem.
O material utilizado foi : lápis de carvão, papel vegetal para decalcar algumas partes do corpo e coloriram com lápis de cor e de cera, utilizaram canetas de feltro para delinear.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O grupo C, antes de iniciar discutiu e após a discussão, colocou a descrição do que iriam fazer:
"Somos o grupo C e queremos fazer o Ecolápis com os super- poderes: teletransporte , através das asas; telecinesia, poder do pensamento, para que seja capaz de transformar o lixo em animais; de criar mais energia renovável com o tentáculo e garra; conseguir limpar o mar dos resíduos tóxicos, com a barbatana; o poder da água, para conseguir apagar os fogos, com a ajuda do bico de pelicano; ser capaz de controlar a guerra, com as escamas mágicas; fazer crescer as plantas com o poder da visão, por isso irá ter olhos de cegonha.