Escola Básica José Régio (Portalegre)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Grupo:
Afonso Serra; Afonso Antunes; Afonso Carmo; Francisco Teixeira; Santiago Silva; Tomás Henriques.
Memória descritiva:
Este trabalho foi desenvolvido com a turma B do 6º ano da Escola Básica José Régio de Portalegre, essencialmente nas aulas de Apoio ao Estudo, sendo um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Português, Ciências Naturais e Educação Visual e ainda uma parceria com o Programa Eco-Escolas, pois somos um Eco-Agrupamento há muito preocupado com as questões ambientais.
Tendo como objetivo geral desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade, a turma foi dividida em quatro grupos de trabalho e cada grupo desenvolveu o trabalho, tendo em conta as seguintes etapas:
Primeira etapa: Pesquisa sobre os principais problemas ambientais do nosso planeta (na terra e no mar).
Fontes de pesquisa usados pelos alunos:
todamateria.com.br
https://surftotal.com/
Segunda etapa: Tratamento da informação pesquisada. Reflexão sobre os problemas ambientais existentes e escolha daqueles que querem que o Super Ecolápis resolva com os seus superpoderes.
(Consciencialização dos problemas e reflexão sobre a resolução dos mesmos).
Terceira etapa: Definição das características do Super Ecolápis.
Quarta etapa: Criação do Super Ecolápis
Quinta etapa: Apresentação dos trabalhos aos colegas.
No decorrer da realização do trabalho, os alunos manifestaram muito interesse e empenharam-se na resolução da tarefa.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Breve descrição dos “super poderes” do Super Ecolápis
O Super Ecolápis criado tem um bico na cabeça com poderes para desenhar ecopontos onde não existem. Usa óculos para detetar o lixo a longas distâncias. Possui asas para voar e tentáculos para recolher o lixo. A sua cauda tem como objetivo ajudá-lo a nadar mais rapidamente no mar.