Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola Básica José Régio (Portalegre)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Grupo:
Afonso Costa; Ingride Cabeças; Joana Roque, Lara Costa; Lázaro Garcia e Lorena Montesino;
Memória descritiva:
Este trabalho foi desenvolvido com a turma B do 6º ano da Escola Básica José Régio de Portalegre, essencialmente nas aulas de Apoio ao Estudo, sendo um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Português, Ciências Naturais e Educação Visual e ainda uma parceria com o Programa Eco-Escolas, pois somos um Eco-Agrupamento há muito preocupado com as questões ambientais.
Tendo como objetivo geral desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade, a turma foi dividida em quatro grupos de trabalho e cada grupo desenvolveu o trabalho, tendo em conta as seguintes etapas:
Primeira etapa: Pesquisa sobre os principais problemas ambientais do nosso planeta (na terra e no mar).
Fontes de pesquisa usados pelos alunos:
todamateria.com.br
https://surftotal.com/
Segunda etapa: Tratamento da informação pesquisada. Reflexão sobre os problemas ambientais existentes e escolha daqueles que querem que o Super Ecolápis resolva com os seus superpoderes.
(Consciencialização dos problemas e reflexão sobre a resolução dos mesmos).
Terceira etapa: Definição das características do Super Ecolápis.
Quarta etapa: Criação do Super Ecolápis.
Quinta etapa: Apresentação dos trabalhos aos colegas.
No decorrer da realização do trabalho, os alunos manifestaram muito interesse e empenharam-se na resolução da tarefa.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Breve descrição dos “super poderes” do Super ecolápis
O nosso lápis preocupa-se muito com o ambiente. Um dos grandes problemas são os incêndios normalmente provocados quando há temperaturas elevadas. Para combater este flagelo, o Ecolápis tem o poder de deitar água pela boca para apagar os fogos e refrescar os desertos quentes.
Nos últimos anos, a quantidade de lixo no mar e nas praias tem aumentado, o Ecolápis, angustiado, mais uma vez arranja uma solução: recolhe o lixo marítimo com os seus tentáculos e leva-os à boca onde os tritura, pois possui, em vez de dentes, um triturador.
Ainda triste por ver muito lixo, para além de o recolher, tem o poder de o reciclar através do seu bico que se transforma num ecoponto reciclador.
Devido a descuidos, existe muito petróleo derramado nos oceanos, matando várias espécies marinhas. O Super Ecolápis, novamente agoniado, encontra uma solução: aspirar o petróleo dos mares também através do seu bico que se transforma em aspirador.