Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Todos os alunos visualizaram materiais e vídeos da Faber-Castell, foram discutidos os assuntos da poluição, das alterações climáticas, o perigo para as espécies devido à mudança dos seus habitats. Esta espécie de Ecolápis tem a função de proteger o Planeta. Os materiais utilizados foram os lápis de grafite e de cor da Faber- Castell. Cada aluno desenhou o seu Super Ecolápis e no fim houve votação e seleção de um.
Surgiu então o Eco- Híbrido que é um lápis que se agregou a várias espécies diferentes do meio terrestre e aquático. Sofreu mutações genéticas, ficando com vida.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O Eco-Híbrido tem o poder de andar em todas as direções com as suas patas de caranguejo e, com os tentáculos de polvo, recolher os lixos nas praias, oceanos e outros locais. Com as orelhas de lobo fica com uma audição muito apurada para ouvir o crepitar do fogo nas florestas, os tiros dos caçadores, as serras que abatem as árvores… Os olhos de sapo aumentam a visão em todos os sentidos. A tromba de elefante recolhe água e rega os campos em épocas de seca. As asas permitem voar rápido para chegar aos locais e aos seres em perigo. A língua comprida de serpente serve para recolher microplásticos. A cauda de crocodilo varre e junta os lixos que se encontram espalhados nas ruas. O corpo é um contentor que transporta os lixos recolhidos para os Ecopontos. Com a sua boca ele alerta todas as pessoas que têm de mudar as suas atitudes. Com o bico do lápis o Eco-Híbrido suga o ar que está poluído, transforma-o em grafite para desenhar árvores e, assim reflorestar o Planeta e torná-lo mais saudável.