Escola EB1/JI de Carvalhos (Vila Nova de Gaia)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Os alunos da turma T8C de Carvalhos, do 4ºano de escolaridade, embarcou com entusiasmo no projeto lançado pela ABAE, em parceria com Faber-Castel: criar um Ecolápis com várias características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha (como se fosse um anfíbio). Este desafio permitiu abordar temas no âmbito da Educação Ambiental e a Sustentabilidade através do estudo do ciclo de vida do Eco- lápis e ainda se promoveu a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos. Este desafio possibilitou ainda que os alunos revelassem conhecimentos que já adquiriram sobre a desflorestação, os incêndios e as características dos peixes e dos anfíbios, temas que foram trabalhados na disciplina de Estudo do Meio. Com este desafio tiveram oportunidade de desenvolver a criatividade, com a criação da personagem “Super – Ecolápis” e aplicassem técnicas e materiais de desenho e pintura para criarem e ilustrarem o “ Super - Ecolápis”. Na disciplina de Português, foram trabalhadas as características físicas e a identificação de superpoderes que permitissem à personagem intervir na melhoria do ambiente. Este desafio promoveu a interdisciplinaridade uma vez que os alunos tiveram que aplicar conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Artes Visuais e Português.
Os alunos investigaram o tema relacionado com o desafio, realizando pesquisas na Internet sobre as ações que poderiam que ajudar a personagem a cuidar do Planeta Terra e, inventarem superpoderes que o Super-Ecolápis tinha de ganhar para cumprir a sua missão.
Este desafio permitiu ainda, que os alunos trabalhassem em equipa, desenvolvendo a cooperação e a interajuda, realizando as atividades propostas com muito empenho e dedicação.
Confrontados com os objetivos do projeto, todos aderiram de bom grado, começando logo a colocar questões sobre os materiais de desenho e pintura que poderiam ser usados na criação da personagem. Em grupo, conversaram e refletiram sobre os problemas que o “Super - ecolápis” iria enfrentar e como o poderiam ajudar para melhorar o ambiente, conferindo-lhe vários superpoderes (camuflagem, uso de tentáculos para apanhar o lixo no mar, transformação das asas em barbatanas, duplicação das barbatanas ) para que ele conseguisse cumprir a sua missão na Terra.
Logo de seguida, começaram a elaborar esboços da personagem em folhas A4.
Colocou-se a cada criança o desafio de sensibilizar os respetivos familiares para ajudarem a pôr em prática o esboço idealizado por cada um. A maioria dos alunos apresentou trabalhos surpreendentes que acabaram por dificultar a imprescindível seleção. Foram usados, além das marcadores, lápis de cor, aguarelas, cola e outros materiais.
- Cada aluno expôs oralmente e explicou o seu trabalho aos colegas, que, em conjunto com a professora, selecionaram as nove criações que melhor respeitavam os requisitos do projeto. Desses nove foram selecionados pelos alunos da turma, quatro trabalhos que foram consideradas por eles como sendo as melhores criações para irem a concurso.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
As adaptações representadas na ilustração e as vantagens que estas conferem ao “Super-Ecolápis” são as seguintes: asas que se transformam em barbatanas quando entra em espaços marinhos; asas verdes e transparentes que se camuflam quando se quer proteger contra os perigos nos seus passeios pelas florestas e ponta de grafite e pernas para poder escrever e levar mensagens com as medidas para que as pessoas as possam ler e implementá-las para prevenir a desflorestação e os incêndios, evitando a morte de animais e plantas que habitam essas florestas. Ele anda sempre acompanhado da sua irmã borracha, que tem o poder de apagar todas as maldades do mundo.