Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola EB de Figueiredo (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
A nossa turma do 4º ano da EB de Figueiredo criou um Super Ecolápis. Começamos por fazer uma pesquisa sobre os principais problemas ambientais da atualidade. Partilhamos as nossas pesquisas, dialogamos e registamos as nossas principais conclusões. Os principais problemas ambientais são:
Poluição atmosférica; Poluição hídrica, Poluição dos Solos e Poluição Sonora.
Também ficamos a conhecer projetos de proteção ambiental da empresa Fabers-Castel. Esta empresa dedica-se à produção de lápis e começou a preocupar-se com o ambiente há muitos anos! Há muito tempo que, nesta empresa, a madeira utilizada no fabrico dos lápis provém de grandes plantações criadas propositadamente pela mesma empresa. A poluição atmosférica provocada pelas suas fábricas é compensada pelo oxigénio que os milhares de árvores plantadas lançam para a atmosfera. Com este exemplo vimos que é possível salvar o nosso planeta. Basta querermos!
Seguidamente, pensamos nos super- poderes que o nosso super Ecolápis deveria ter. Imaginámos um lápis mágico, um verdadeiro Super Herói. Os poderes do nosso Super Ecolápis são:
- Possui um radar cuja função é avisá-lo de quando alguém polui o planeta Terra;
- Tem capacidade de se teletransportar;
-Comunica através da fala ou de linguagem gestual;
-Possui um íman mágico para eliminar todo o tipo de poluição.
- Possui três braços.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
"O meu radar avisa-me de situações em que o planeta Terra está a ser vítima de qualquer tipo de poluição.
Teletransporto-me até esse lugar e converso com as pessoas. Mostro-lhes como devem ser amigos do ambiente e poupar recursos.
Finalmente, uso o meu íman mágico, atraio o lixo, por exemplo, o plástico, ou o petróleo e faço-o desaparecer!"