Escola Secundária Augusto Cabrita (Barreiro)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Filipa Santos, 11ºC, Escola Secundária Augusto Cabrita. A professora da disciplina de Desenho A, Sandra Burt Costa, mediante a proposta feita pelo concurso SUPER-ECOLÁPIS | Desafio Faber-Castell apresentou um desafio aos alunos do Curso de Artes Visuais, do 11º ano, propondo a criação, com base no desenho do Ecolápis, um ser/criatura com várias características físicas que lhe permitissem adaptar-se tanto à vida terrestre como à vida marinha. Posteriormente à apresentação e análise do regulamento do concurso foi visualizado o vídeo de apresentação que se encontra na página da ecoescolas.abae.pt. Com base numa pesquisa sobre diferentes espécies de animais, foi criado o Super Ecolápis.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Este ser possui caraterísticas, quer humanas como animais. Foram exploradas diversas técnicas e materiais de expressão plástica. Os materiais utilizados foram diversos, nomeadamente: grafite, caneta de feltro, lápis de cor, acrílico e pastel de óleo. Posteriormente, foi feita uma seleção interna para escolher os cinco trabalhos que iriam representar publicamente a escola neste projeto.
O Ser permite-lhe, pelas suas caraterísticas anatómicas, a deslocação quer seja terra, mar ou ar. Os superpoderes permitem-lhe uma forte resistência às oscilações fortes de temperatura. O seu corpo, nas suas extremidades, possui formas que permitem “desenhar” a realidade. Os solos mais inférteis adquirem a capacidade de se fertilizarem, dando a possibilidade de nascimento e crescimento das mais variadas espécies botânicas. Este ser tem também a capacidade de comunicação com todas as diferentes espécies do planeta, permitindo-lhe dialogar e auxiliar nos diversos problemas relativos à preservação dos ecossistemas, que presentemente assolam o nosso planeta e consequentemente as diferentes espécies.