Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola Profissional do Alto Lima - Ponte de Lima (Ponte de Lima)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
No âmbito do programa Eco-Escolas, os alunos do curso Técnico de Desenho Digital 3D, do primeiro ano, aceitaram prontamente o desafio “Super Ecolápis – Faber Castell”. Motivados pelo tema ser tão importante e conectado com as questões humanísticas e naturais, traçaram objetivos e metodologias coesos para que o resultado, não fosse apenas motivado pela participação num concurso escolar, mas sim pela sensibilização para a proteção e preservação do meio ambiente.
Os alunos visualizaram em direto as orientações para o desenvolvimento do projeto. Por conseguinte, desenvolveram uma pesquisa sobre os conceitos “pertencimento” e “lugar”, conceitos da psicologia ambiental, que os levou a compreender que quando o ser humano se sente pertencente a um lugar, terá como missão proteger e preservar aquele ambiente, amplificando-lhes o sentido de propósito na construção desta ilustração. Posteriormente, recolheram informações pictóricas dos animais terrestres e marítimos. Por fim, e como desenhar a natureza, convida a uma experiência imersiva, os alunos fizeram as ilustrações numa aula ao ar livre, usufruindo do jardim do espaço escolar.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Cada aluno desenvolveu o seu próprio desenho carimbando o seu estilo pessoal e criatividade, sem alienar-se aos objetivos definidos. A escola é feita de relações e afetos, assim, e para que nenhum aluno ficasse triste, todas as ilustrações estiveram a votos durante algumas semanas, para que a comunidade escolar se envolvesse neste projeto.
A presente ilustração representa a junção do camaleão e do cavalo-marinho. O primeiro representa a terra, e algumas das suas espécies podem ser encontradas em habitat natural, em Portugal. Os cavalos-marinhos, que representam o mar, mimetizam o camaleão, podendo mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Assim, são a junção perfeita para a preservação da espécie.