Escola Básica de Vilela (Paredes)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 55/2018, o Agrupamento de Escolas de Vilela implementou os designados Domínios de Autonomia Curricular (DAC). Tal como está preconizado no Decreto-Lei, no seu artigo 9.º, “o trabalho em DAC tem por base as Aprendizagens Essenciais com vista ao desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).”
Assim ao longo deste ano letivo os alunos, do 3CVA, da Escola Básica de Vilela, têm vindo a trabalhar o projeto “A Terra e o Oceano”. Pois é imperativo aumentar a literacia sobre o oceano, bem como a consciência ecológica e ambiental das crianças, na tentativa de promover valores e mudanças de atitudes/comportamentos sempre numa perspetiva de desenvolvimento sustentável. Este projeto “A Terra e o Oceano” pretende gerar áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular de modo que os alunos consolidem aprendizagens de forma efetiva.
O trabalho realizado para o concurso ‘Super_Ecolápis’ foi uma atividade inserida no projeto e favoreceu-se a interdisciplinaridade em diferentes disciplinas: Português [textos trabalhados: “Oceano”; “Alterações climáticas, energia e mobilidade no século XXI”; “Plástico – Uma ameaça ambiental”], Estudo do Meio [Fatores do ambiente essenciais à vida; A importância dos oceanos; As modificações ambientais], Oferta Complementar [debate de ideias; pesquisa sobre a ativista Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg] e Artes Visuais [Um lápis que se planta e o Super_Ecolápis].
Os alunos consideraram que o Super_Ecolápis ao poder viver na água e na terra (anfíbio), tem a capacidade de voar e de nadar. Ele tem superpoderes que contribuem para preservar o ambiente e tornar o planeta Terra mais saudável. O Super-Ecolápis consegue recolher lixo e transforma o papel e o papelão em adubo papel e também consegue espalhar sementes, tornando o Planeta Terra mais belo.
Nos trabalhos realizados, os alunos aplicaram várias técnicas de pintura e usaram lápis de cor, lápis de cera e marcadores. Todo o trabalho produzido foi uma mais-valia uma vez que despertou consciências, a criatividade esteve ativa e viveram-se momentos fantásticos. Foram crianças felizes!
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 55/2018, o Agrupamento de Escolas de Vilela implementou os designados Domínios de Autonomia Curricular (DAC). Tal como está preconizado no Decreto-Lei, no seu artigo 9.º, “o trabalho em DAC tem por base as Aprendizagens Essenciais com vista ao desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).”
Assim ao longo deste ano letivo os alunos, do 3CVA, da Escola Básica de Vilela, têm vindo a trabalhar o projeto “A Terra e o Oceano”. Pois é imperativo aumentar a literacia sobre o oceano, bem como a consciência ecológica e ambiental das crianças, na tentativa de promover valores e mudanças de atitudes/comportamentos sempre numa perspetiva de desenvolvimento sustentável. Este projeto “A Terra e o Oceano” pretende gerar áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular de modo que os alunos consolidem aprendizagens de forma efetiva.
O trabalho realizado para o concurso ‘Super_Ecolápis’ foi uma atividade inserida no projeto e favoreceu-se a interdisciplinaridade em diferentes disciplinas: Português [textos trabalhados: “Oceano”; “Alterações climáticas, energia e mobilidade no século XXI”; “Plástico – Uma ameaça ambiental”], Estudo do Meio [Fatores do ambiente essenciais à vida; A importância dos oceanos; As modificações ambientais], Oferta Complementar [debate de ideias; pesquisa sobre a ativista Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg] e Artes Visuais [Um lápis que se planta e o Super_Ecolápis].
Os alunos consideraram que o Super_Ecolápis ao poder viver na água e na terra (anfíbio), tem a capacidade de voar e de nadar. Ele tem superpoderes que contribuem para preservar o ambiente e tornar o planeta Terra mais saudável. O Super-Ecolápis consegue recolher lixo e transforma o papel e o papelão em adubo papel e também consegue espalhar sementes, tornando o Planeta Terra mais belo.
Nos trabalhos realizados, os alunos aplicaram várias técnicas de pintura e usaram lápis de cor, lápis de cera e marcadores. Todo o trabalho produzido foi uma mais-valia uma vez que despertou consciências, a criatividade esteve ativa e viveram-se momentos fantásticos. Foram crianças felizes!
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 55/2018, o Agrupamento de Escolas de Vilela implementou os designados Domínios de Autonomia Curricular (DAC). Tal como está preconizado no Decreto-Lei, no seu artigo 9.º, “o trabalho em DAC tem por base as Aprendizagens Essenciais com vista ao desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).”
Assim ao longo deste ano letivo os alunos, do 3CVA, da Escola Básica de Vilela, têm vindo a trabalhar o projeto “A Terra e o Oceano”. Pois é imperativo aumentar a literacia sobre o oceano, bem como a consciência ecológica e ambiental das crianças, na tentativa de promover valores e mudanças de atitudes/comportamentos sempre numa perspetiva de desenvolvimento sustentável. Este projeto “A Terra e o Oceano” pretende gerar áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular de modo que os alunos consolidem aprendizagens de forma efetiva.
O trabalho realizado para o concurso ‘Super_Ecolápis’ foi uma atividade inserida no projeto e favoreceu-se a interdisciplinaridade em diferentes disciplinas: Português [textos trabalhados: “Oceano”; “Alterações climáticas, energia e mobilidade no século XXI”; “Plástico – Uma ameaça ambiental”], Estudo do Meio [Fatores do ambiente essenciais à vida; A importância dos oceanos; As modificações ambientais], Oferta Complementar [debate de ideias; pesquisa sobre a ativista Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg] e Artes Visuais [Um lápis que se planta e o Super_Ecolápis].
Os alunos consideraram que o Super_Ecolápis ao poder viver na água e na terra (anfíbio), tem a capacidade de voar e de nadar. Ele tem superpoderes que contribuem para preservar o ambiente e tornar o planeta Terra mais saudável. O Super-Ecolápis consegue recolher lixo e transforma o papel e o papelão em adubo papel e também consegue espalhar sementes, tornando o Planeta Terra mais belo.
Nos trabalhos realizados, os alunos aplicaram várias técnicas de pintura e usaram lápis de cor, lápis de cera e marcadores. Todo o trabalho produzido foi uma mais-valia uma vez que despertou consciências, a criatividade esteve ativa e viveram-se momentos fantásticos. Foram crianças felizes!
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Os alunos consideraram que o Super_Ecolápis ao poder viver na água e na terra (anfíbio), tem a capacidade de voar e de nadar. Ele tem superpoderes que contribuem para preservar o ambiente e tornar o planeta Terra mais saudável. O Super-Ecolápis consegue recolher lixo e transforma o papel e o papelão em adubo papel e também consegue espalhar sementes, tornando o Planeta Terra mais belo.