Escola Básica de Vilela (Paredes)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 55/2018, o Agrupamento de Escolas de Vilela implementou os designados Domínios de Autonomia Curricular (DAC). Tal como está preconizado no Decreto-Lei, no seu artigo 9.º, “o trabalho em DAC tem por base as Aprendizagens Essenciais com vista ao desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).” A Escola Básica de Vilela, durante este ano lectivo, têm vindo a trabalhar o projeto “A Terra e o Oceano”.
Assim, ao longo deste ano, os alunos do 2CVB têm lido e explorado várias obras literárias inseridas no Plano Nacional de Leitura. Uma das obras selecionadas para abordar o projeto foi “A Menina Gotinha de Água”. Esta história foi trabalhada de modo interdisciplinar abrangendo todas as disciplinas do currículo. Assim, a título de exemplo, na disciplina de Estudo do Meio, através desta obra, foram introduzidos vários conceitos como: as adaptações dos seres vivos aos diferentes ambientes, tipos de habitats, locomoção dos animais, alimentação, a poluição da água, o ciclo da água, a ação do Homem nos oceanos, etc… Em Português foram escritos vários textos acerca destes conteúdos, em Matemática resolveram-se problemas baseados na água, no seu consumo e desperdício; em Oferta Complementar houve debates sobre a importância da água, e o modo como deve ser preservada e Artes Visuais o desenho do Super_Ecolápis- um super-herói que vigia a ação do Homem nos oceanos.
Os alunos representaram o Super_Ecolápis como uma criatura que está adaptada a viver na terra e na água. Tem super-poderes como: poder de voar sobre as águas e transformar-se no que quiser; poder de ler mentes; poder do desejo (qualquer coisa que desejar acontece) deste modo, poderá vigiar os oceanos e, sempre que houver uma situação de perigo ou ameaça, com os seus super-poderes poderá prontamente resolvê-la, sem prejudicar a vida marinha.
Nos trabalhos realizados, os alunos apenas usaram lápis de cor para darem aso à sua imaginação. Os trabalhos seleccionados refletem a pureza da imaginação de crianças de 7/8 anos.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Os alunos representaram o Super_Ecolápis como uma criatura que está adaptada a viver na terra e na água. Tem super-poderes como: poder de voar sobre as águas e transformar-se no que quiser; poder de ler mentes; poder do desejo (qualquer coisa que desejar acontece) deste modo, poderá vigiar os oceanos e, sempre que houver uma situação de perigo ou ameaça, com os seus super-poderes poderá prontamente resolvê-la, sem prejudicar a vida marinha.
Nos trabalhos realizados, os alunos apenas usaram lápis de cor para darem aso à sua imaginação. Os trabalhos seleccionados refletem a pureza da imaginação de crianças de 7/8 anos.