Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Este desafio foi lançado às turmas um, dois e três do sexto ano, no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. A motivação foi feita na aula, através do vídeo de apresentação e da divulgação do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis).
Visualizados todos os recursos, os alunos debateram e refletiram sobre o impacto ambiental da extração das matérias-primas necessárias ao fabrico do lápis, um dos principais propósitos deste concurso e já estudado anteriormente no conteúdo “Materiais”. Relacionaram ainda, as propriedades físicas e mecânicas que a madeira apresenta, material básico da construção do lápis, pois é um objeto técnico muito usado diariamente.
Assim, os alunos iniciaram o processo criativo, elaborando registos gráficos à medida que as ideias iam surgindo, na procura do super-herói ideal. Seguiu-se a fase de investigação, na qual pesquisaram, através do tablet, imagens de animais com as características idealizadas, com vista a transformar e personificar o “Ecolápis”.
Depois de registarem várias ideias, selecionaram a mais original e criativa e realizaram estudos de cor. A técnica escolhida, foi a pintura com lápis de cor, a qual foi explorada e aperfeiçoada com algumas especificidades técnicas e efeitos.
Decidiu-se que, tendo em conta a técnica a utilizar, o formato ideal da folha seria A4.
Concluídos os estudos, procedeu-se à elaboração do projeto final, cujos trabalhos passaram por um difícil processo de seleção, considerando os requisitos e objetivos pretendidos. De salientar que este trabalho foi muito do agrado dos alunos e os resultados ultrapassaram as expetativas, não só pela qualidade apresentada, mas por todo o empenho demonstrado ao longo de todo o processo
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Chama-se “Gataboleta”, porque tem corpo de gato, mas com patas de pato, cauda de peixe e umas grandes asas de borboleta.
Além de ter o superpoder de voar graciosamente como as borboletas, também pode nadar à superfície ou na profundidade das águas com a sua enorme cauda de peixe, quando necessita de se alimentar.
A borboleta faz parte do imaginário das crianças e com as suas asas coloridas tem o superpoder de espalhar a alegria.