Escola Secundária de Valongo (Valongo)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O desafio proposto pela ABAE | Programa Eco-Escolas e pela Faber-Castell consistiu em criar um super herói ( "Super-Ecolápis") com características físicas que permitissem ao herói adaptar-se tanto à vida terrestre como à vida marinha.
Os alunos foram orientados, pelo professor de Educação Visual, a realizar trabalhos originais de criação única e livre reinterpretando uma personagem que fosse um símbolo de sustentáveis, de preservação do meio ambiente e que contribuísse para a proteção dos ecossistemas terrestres e marinhos.
O trabalho consistiu em um projeto de pintura colaborativa realizado por um grupo de alunos. O objetivo era explorar diferentes técnicas de pintura e expressão artística. A investigação sobre o tema envolveu pesquisas sobre artistas e movimentos artísticos relevantes, bem como estudos de cores, composição e teorias da arte.
Os alunos, das turmas de 3º ciclo, foram incentivados a contribuir com ideias e sugestões de temas para o projeto. Participaram ativamente de discussões em sala de aula para selecionar o conceito geral e as diretrizes para a pintura. Também foram incentivados a trazer referências visuais e partilhar as suas próprias ideias.
Quanto aos materiais de pintura, foram utilizados diversos recursos, como tintas, pincéis de diferentes tamanhos, telas, papel, lápis, borrachas e outros materiais auxiliares, conforme necessário para as técnicas exploradas. Durante o processo, os alunos receberam orientações sobre as técnicas de pintura, incluindo a mistura de cores, texturas e diferentes formas de aplicação da tinta. Os alunos puderam explorar diferentes formas de expressão artística, ao mesmo tempo em que refletiram sobre a importância da utilização responsável dos materiais de pintura.
No decorrer do trabalho e para investigar o tema os alunos exploraram o Site Oficial da Faber-Castelle e do Eco-Escolas, para conhecerem o enquadramento do trabalho, nas aulas de Geografia e Ciências Naturais tendo oportunidade de conhecer outras práticas sustentáveis relacionadas com o uso de lápis e de materiais de pintura, como a reciclagem de resíduos e a reutilização de materiais. Essas práticas foram incentivadas como forma de promover uma consciência ambiental mais ampla.
O envolvimento dos alunos foi fundamental para a realização do trabalho. Eles participaram ativamente das atividades propostas, discutindo e refletindo sobre os impactos ambientais gerados pela compra, utilização e desperdício de produtos, com foco especial nos lápis. Os alunos foram incentivados a pensar em alternativas mais sustentáveis para a utilização dos lápis e a considerar a importância da redução do desperdício.
No final do projeto, foi realizada uma exposição para exibir as pinturas produzidas pelos alunos. A exposição serviu como uma oportunidade para a comunidade escolar apreciar o trabalho realizado e reconhecer o esforço e criatividade dos estudantes.
Esse desafio ofereceu uma oportunidade valiosa para os alunos explorarem a sua criatividade, conhecimentos sobre sustentabilidade e habilidades artísticas, ao mesmo tempo em que promoveu a consciência sobre a importância da preservação ambiental.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Super Ecolápis com "super-poderes" num contexto imaginário:
Auto regeneração: O Super Ecolápis possui a capacidade de regenerar automaticamente as florestas que sofreram com incêndios.
Tinta ecológica: O Super Ecolápis consegue transformar todos os lápis com uma tinta especial à base de ingredientes naturais e não tóxicos. Essa tinta é segura para uso e não causa danos ao meio ambiente.
Compartimento de sementes: O Super Ecolápis possui a capacidade de produzir objetos de escrita com um compartimento embutido contendo sementes de plantas. Depois de utilizados podem ser plantados no solo, permitindo que as sementes germinem e cresçam em novas plantas e árvores. Isso promove a consciencialização ambiental e estimula o reflorestamento.
Carbono neutro: Todos os objetos produzidos pelo Super Ecolápis são fabricados com carbono neutro, o que significa que sua produção não emite gases de efeito estufa.
Tecnologia de ponta: Os lápis do Super Ecolápis são equipados com uma ponta especial que se ajusta automaticamente de acordo com a pressão aplicada. Isso garante uma linha consistente e suave, independentemente da força usada ao escrever ou desenhar.
Conectividade digital: O Super Ecolápis possui uma tecnologia embutida que permite a conexão com dispositivos digitais, como "tablets" e "smartphones". Isso permite a digitalização, anotações ou desenhos em tempo real, facilitando a organização e o partilha de ideias.
Esses "super-poderes" do Ecolápis representam uma combinação de características sustentáveis, tecnológicas e ergonómicas, proporcionando vantagens ambientais.