Escola EB 2,3 D. Pedro IV (Sintra)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Este trabalho surgiu no âmbito do Projeto Eco-Escolas e foi elaborado por alunos da turma do 5º ano, turma C, sob a orientação da professora Teresa Saturnini à disciplina de EV.
Foi feita a exploração de todos os materiais disponibilizados na plataforma afim de conhecer o processo de fabrico dos lápis.
Em sala de aula, cada aluno inspirou-se num animal, explorou as características do mesmo e imaginou como poderia transformá-lo num lápis-herói.
Numa primeira fase, os alunos realizaram os esboços a lápis de carvão e depois recorreram às técnicas de pintura com marcadores e/ou lápis de cor.
Sendo os trabalhos propostos na disciplina de EV, recorreu-se às aprendizagens sobre padrões, o ponto, a linha para preenchimento dos desenhos.
Depois de finalizados os trabalhos, a turma selecionou os cinco melhores trabalhos.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O CAVALÁPIS tem o poder de desenhar mais biodiversidade animal.
Com a poluição muitos peixes e outros animais marinhos acabam por morrer.
O CAVALÁPIS tem o poder de desenhar, com a sua boca em forma de lápis, vários animais marinhos que depois se tornam reais.
Vive no mar, mas consegue estar fora de água, o tempo suficiente para absorver o ar que lhe dá o seu poder.
(trabalho de Ângela Gaspar, nº1, 5ºC)