Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
O trabalho foi desenvolvido na disciplina de educação visual, 6ºano, com o objetivo de trabalhar o curriculo e desenvolver as aprendizagens essenciais.
1. Visionamento de power point, elaborado pela professora como recurso e vídeo de apresentação do desafio, disponibilizado pelo projeto Eco-Escolas.
2. Visionamento do vídeo sobre o Ciclo do Ecolápis, disponibilizado pelo projeto Eco-Escolas. (Conteúdo desenvolvido na disciplina de Educação Tecnológica)
3. Sensibilizaação dos alunos sobre o impacto ambiental da extração de matérias primas e a importância de ser um consumidor sustentável. (Conteúdo a desenvolvido na disciplina de Educação Tecnológica)
4. Visionamento de power point de conteúdos abordados em aulas anteriores e conteúdos abordados no 5º ano (Discurso - Comunicar com imagem (ilustração) e Representação - elementos da gramática visual)
5. Motivação dos alunos através da apresentação e análise de imagens sugestivas para a criação da personagem, tendo em conta a forma, posição absoluta e relativa, movimento, textura, características físicas (expressão do rosto, braços, pernas, ou outras características de outros animais que comuniquem visualmente os superpoderes do Super Ecolápis), assim como relembrar conteúdos abordados no 5º ano - Representação 5 (obter texturas por construção e elementos da gramática visual); Técnica 5 (materiais riscadores (técnicas de pintura a lápis de cor) e Discurso -5 (Comunicar com imagens (ilustração); e conteúdos do 6ºano, Técnica 6 (influência da textura na percepção da cor); Representação 6 (luz/cor e transparência/ opacidade) e Metodologia de Projeto/ Método de Resolução de Problemas.
https://www.canva.com/design/DAFZzx68Hac/pWG-csKooXnpKKXFT6C0Tg/view?utm_content=DAFZzx68Hac&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink
6. Trabalho de pesquisa - imagens pesquisadas e/ou registos efetuados como o objetivo de desenvolver o processo criativo.
7. Realização de vários esboços a lápis de grafite 2Hb da personagem. Escolha de uma solução. Evolução dos estudos através do desenho do Super eco lápis: Posição absoluta dando-lhe movimento; Características físicas e Textura.
8. Estudo das texturas e cor para a ideia selecionada.
9. Realização do produto final – ilustração do Super Ecolápis em folha de papel cavalinho A3, pintados com lápis de cor.
10. Avaliação – memória descritiva realizada pelos alunos na plataforma Teams.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Elaborado pelo(a) autor(a) da ilustração:
“O meu Ecolápis tem uma pele resvestida por pelo, pois é um rato. Em cima dele, nas costas, tem uma barbatana de peixe e tem também umas patinhas de pato para se conseguir mover mais fácilmente na água (ambiente aquático). Esse rato também tem uma cauda comprida para servir de vassoura e para ser mais fácil de recolher o lixo e nadar ainda mais rápido como se fosse uma cobra. Esses elementos que eu acrescentei a um simples rato ajudam bastante no seu trabalho que é recolher o lixo que há no mundo, tanto no ambiente terrestre como no ambiente aquático.
Esse rato não só recolhe o lixo com a sua cauda como também tem a capacidade de comer lixo . Ele é uma espécie de máquina que pode armazenar na sua barriga lixo infinitamente. Este rato tão especial pode ajudar-nos a salvar o mundo.”