Escola EB Tecnopolis (Lagos)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O projeto super-ecolápis foi apresentado aos alunos. Foi visualizado o vídeo de apresentação e os alunos foram desafiados a criar um Ecolápis com várias características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha. Os alunos realizaram os projetos dando largas à imaginação, utilizando os materiais de pintura do seu agrado. Depois da realização do desenho escreveram um texto onde descreveram os poderes dos respetivos ecolápis.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Este amigo anfíbio comprido chama-se Pablo.
O Pablo é uma cobra que protege o planeta, sugando o lixo que chega até à pouca água que se encontra no deserto. Sendo um anfíbio, consegue nadar nas águas refrescantes dos oásis, aspirando todo o lixo que encontra, para manter o oásis limpo e bonito para todos os que usufruem dele.
Mas o que é que acontece ao lixo? Vai para uma lixeira? Não, o Pablo consegue reaproveitar o lixo que aspira, levando-o para um centro de recolha, estrategicamente situado no deserto de Nefud, uma das zonas mais quentes do planeta. O lixo é separado, reciclado e transformado em novos materiais necessários para a preservação do oásis onde vive. O nosso amigo Pablo percorre grandes lençóis de água subterrânea até chegar ao centro, onde liberta o lixo acumulado e recebe o material reciclado para trazer de volta.
O Pablo tem nove metros de comprimento e consegue levar consigo doze toneladas de lixo, mas é preciso ter em atenção de que quanto mais for a carga, mais tempo demora a fazer a viagem. Apesar de também poder deslocar-se fora de água, a sua resistência é menor, daí usar a água como via de transporte.
A responsabilidade tem um custo: a solidão. As poucas pessoas, que dizem maravilhas do seu oásis, não sabem quem é o principal responsável pela manutenção do espaço.
O Pablo consegue ter uma visão apurada, pois consegue detetar qualquer detrito existente na água a mais de 350 metros de distância, pois tem olhos esbugalhados. O seu tronco é verde.