Escola EB 1/JI de Pomares (Arganil)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A ilustração a concurso foi desenvolvida em trabalho de equipas pelos alunos do Grupo dos 5 anos do J.I. de Pomares e pelos alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica de Pomares (AE Arganil). Foram criados diversos Super-Ecolápis e posteriormente procedeu-se a uma votação para a eleição dos que iriam representar o estabelecimento de ensino neste desafio.
Os alunos, mediante orientação da professora, visualizaram os vídeos de apresentação do desafio e da Oficina de Ilustração, foi explorado o cartaz com o ciclo de vida do Ecolápis e outros materiais online disponibilizados pela Faber-Castell.
Os alunos fizeram pesquisas sobre características de seres vivos animais (terrestres e marinhos); animais em vias de extinção; diferentes habitats; poluição/ resíduos nos oceanos e respetivos impactos ambientais.
Foram utilizados os seguintes materiais: lápis de grafite, lápis de cor, canetas de feltro e folhas de papel cavalinho, formato A4.
Os alunos envolvidos revelaram motivação, criatividade, curiosidade, motivação e interesse pelo tema.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Os alunos desenharam o Ecolápis na cabeça e no dorso de um Jacarépis.
Em ambiente terrestre ele canta canções alusivas à proteção e limpeza das florestas. Ensina danças e bate ritmos usando a cauda. Também usa a cauda para varrer os caminhos florestais e usa as patas de três garras para arrancar ervas invasoras.
Em ambiente marinho usa a cauda comprida e pontiaguda para desenterrar microplásticos da areia e, quando lhe apetece, também consegue provocar ondulação.