Escola EB 1/JI de Pomares (Arganil)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A ilustração a concurso foi desenvolvida em trabalho de equipas pelos alunos do Grupo dos 5 anos do J.I. de Pomares e pelos alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica de Pomares (AE Arganil). Foram criados diversos Super-Ecolápis e posteriormente procedeu-se a uma votação para a eleição dos que iriam representar o estabelecimento de ensino neste desafio.
Os alunos, mediante orientação da professora, visualizaram os vídeos de apresentação do desafio e da Oficina de Ilustração, foi explorado o cartaz com o ciclo de vida do Ecolápis e outros materiais online disponibilizados pela Faber-Castell.
Os alunos fizeram pesquisas sobre características de seres vivos animais (terrestres e marinhos); animais em vias de extinção; diferentes habitats; poluição/ resíduos nos oceanos e respetivos impactos ambientais.
Foram utilizados os seguintes materiais: lápis de grafite, lápis de cor, canetas de feltro e folhas de papel cavalinho, formato A4.
Os alunos envolvidos revelaram motivação, criatividade, curiosidade, motivação e interesse pelo tema.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Os alunos desenharam o Ecolápis como sendo a cauda de um Leãocroco. A parte final da sua cauda tem o poder de originar tentáculos.
Em ambiente terrestre este animal consegue, com o seu rugido, afastar parasitas das plantas. Usa os tentáculos para cortar os ramos secos das árvores e, assim, originar ramos novos verdinhos.
Quando está na água, ele liberta algumas escamas para embelezarem rochas, para fortalecerem as algas e para alimentarem os peixes. Usa os tentáculos para limpar as rochas dos limos.