Escola EB 1/JI de Pomares (Arganil)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
										Memória Descritiva:
A ilustração a concurso foi desenvolvida em trabalho de equipas pelos alunos do Grupo dos 5 anos do J.I. de Pomares e pelos alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica de Pomares (AE Arganil). Foram criados diversos Super-Ecolápis e posteriormente procedeu-se a uma votação para a eleição dos que iriam representar o estabelecimento de ensino neste desafio. 
Os alunos, mediante orientação da professora, visualizaram os vídeos de apresentação do desafio e da Oficina de Ilustração, foi explorado o cartaz com o ciclo de vida do Ecolápis e outros materiais online disponibilizados pela Faber-Castell.  
Os alunos fizeram pesquisas sobre características de seres vivos animais (terrestres e marinhos); animais em vias de extinção; diferentes habitats; poluição/ resíduos nos oceanos e respetivos impactos ambientais. 
Foram utilizados os seguintes materiais: lápis de grafite, lápis de cor, canetas de feltro e folhas de papel cavalinho, formato A4. 
Os alunos envolvidos revelaram motivação, criatividade, curiosidade, motivação e interesse pelo tema.
                                    
										Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Os alunos desenharam o Ecolápis na cabeça de um abelhão-peixão. 
Em ambiente terrestre, este animal voa e com as suas asas consegue controlar os raios solares, proporcionando a luz necessária para o crescimento das plantas. As suas riscas amarelas afastam os animais perigosos e as suas riscas amarelas protegem os animais em vias de extinção. 
Em ambiente marinho, a sua barbatana à retaguarda consegue atrair cardumes de peixes multicores, juntando-os perto de corais e algas, em refúgios despoluídos.
                                    
 
                    
