Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Memória Descritiva: “Super-poderes” do EcoLápis
Modo de execução: O desafio lançado, “Super-poderes” do Ecolápis.
A criação de um trabalho alusivo aos “Super-poderes” do EcoLápis, foi, apresentado a uma turma do 5º e a uma do 6º ano de escolaridade: 5ºF e 6ºD. O concurso baseia-se no "Super Ecolápis", uma personagem aberta a interpretações pelos alunos, que pode ter inúmeras capacidades de acordo com os elementos da Terra e do Mar, com o objetivo de aplicar os seus superpoderes para "Salvar o Planeta".
Na aula de Educação Tecnológica, visualizamos o filme «Escute o som da nossa pegada de carbono” da Fabel Castell, onde abordamos o tema, “Reciclagem e Redução do Impacto Ambiental”. Falamos das questões ambientais, das preocupações atuais em relação ao planeta, a urgência em mudar comportamentos para a construção de um “Planeta mais limpo”. Sensibilizamos para a importância da separação dos resíduos. Estudamos a “chave” da redução do impacto ambiental «5R». Sensibilizou-se para a importância da separação dos resíduos, sua reutilização e reciclagem.
Os alunos visualizaram o vídeo: Oficina de ilustração online - "Super Ecolápis", no âmbito do desafio Faber-Castell “Super-Ecolápis”, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa e a Faber-Castell.
Foram apresentadas as regras do concurso: “Super-poderes” do EcoLápis, da FaberCastell.
Os alunos começaram pela representação gráfica, criação da personagem e respetiva ilustração, recorrendo a informação recolhida.
Materiais: papel cavalinho A3 e A4; papel de máquina; lápis de grafite; Lápis de Cor Faber-castell Eco; Lápis aguareláveis Faber-Castell; FABER-CASTELL Pastel de Óleo; Pastel Seco Faber-Castell, Gelatos watersoluble crayons; marcador de ponta fina preto e pincéis.
Para a elaboração do projeto: papel cavalinho A4, lápis de grafite.
1. Passamos ao projeto: cada aluno criou e representou, em função das características da personagem do Ecolápis, um primeiro estudo em papel cavalinho A4 a grafite;
2. Numa segunda fase, é realizado um estudo de cor, assim como é discutida a seleção dos materiais mais indicados para o desenvolvimento do projeto.
3. Em terceiro lugar, os trabalhos procedem a uma avaliação num contexto de turma, na qual os selecionados são representados novamente em papel cavalinho A4, com contorno de marcador de ponta fina preta.
4. Finalmente, os trabalhos selecionados são coloridos com os materiais acima indicados.
O trabalho foi executado por um grupo de alunos das turmas 5ºF e 6º D (Agrupamento de Escolas Carlos Amarante); Escola Básica de Gualtar – Braga, na disciplina de Educação Tecnológica e na de Educação Visual e no âmbito do Projeto Eco escola.
Provérbio indiano: «Todas as flores de todos os amanhãs estão nas sementes de hoje.»
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Trabalho elaborado por Margarida Barros, 6º D
"Carapaça Voadora"
O EcoLápis apresenta múltiplas valências, permitindo adaptar-se tanto à vida terrestre como à vida marinha.
Os Super poderes deste Eco-lápis “Cegonha e Tartaruga” conjugam a longevidade e resiliência, os sentidos apurados e capacidade de autodefesa da tartaruga com a capacidade migratória, protetora da sua prole e fidelidade da Cegonha.