Associação Externato Santa Joana (Sesimbra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O desafio Faber- castell SUPER-ECOLÁPIS , foi inserido no Projeto Pedagógico da Sala dos Golfinhos, constituído por 23 crianças dos 3 e os 5 anos de idade. Esta atividade foi proposta pelo Educador no sentido de gerar oportunidades de aprendizagem. Desenvolver capacidades expressivas e criativas através de explorações e produções artísticas e ao mesmo tempo promover o conhecimento e desenvolvimento de atitudes de respeito e proteção pelo meio natural.
Inicialmente foi apresentado ao grupo (crianças e adultos) o vídeo disponível na plataforma Eco-Escolas sobre a floresta Faber-castell, dando a possibilidade de conhecer a árvore presente no fabrico dos lápis e também o ciclo do mesmo disponível no cartaz.
Foi possível observar mais de perto o pinheiro, neste caso uma espécie de Portugal, o pinheiro manso. A observação de pequenos troncos, as folhas (pico) e as pinhas ainda com pinhões, que puderam provar e também semear.
A a criação do SUPER-ECOLÁPIS, baseou-se em experiências já realizadas na sala, com recurso a materiais sobre diferentes espécies (caixas pedagógicas: À Descoberta do Campo e À Descoberta da Beira-mar, símbolos para mapas de presenças, cabides e chapéus escolhidos logo no início do ano letivo por cada criança, enciclopédias e recurso à internet) ou em visitas ao exterior. Para o projeto foram escolhidas espécies de acordo com a biodiversidade existente na região – Parque Natural da Serra da Arrábida e Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, já conhecidas pelas crianças.
O Desafio da ilustração foi lançado e a mensagem passada ao grupo. Cada criança escolheu os animais presentes na ilustração: um animal da vida terrestre e outro da vida marinha e que teriam superpoderes na proteção do planeta. Do grupo foram escolhidas 4 ilustração para apresentar no desafio.
Para as ilustrações foram utilizados os seguintes materiais: lápis de carvão para o desenho e para a pintura lápis aguareláveis ou aguarelas e pincel com depósito de água e folhas de desenho A3. Esta proposta foi bem aceite pelo grupo e foi dada a possibilidade de se exprimirem, comunicarem, representarem e compreenderem o mundo natural, como forma manifestarem uma atitude crítica e interventiva relativamente ao mundo que nos rodeia.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Este Super Eco-Lápis com corpo de Lagartixa que rasteja por entre pedras e vegetação e consegue perceber se existe a destruição da vegetação, asas de Gaio para conseguir deslocar-se no ar e dar o alertas se avistar um incêndio e barbatana de Mero para nadar no mar e detetar derrames de gasóleo.