Escola Secundária Alves Martins (Viseu)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O professor de Desenho A, Agostinho Pereira, propôs aos alunos da turma S do 11º ano do Curso Científico - Humanístico de Artes Visuais, a participação no Desafio “Ecolápis”, mostrando o vídeo de apresentação que se encontra na página da ecoescolas.abae.pt.
Depois de uma abordagem e reflexão sobre os temas da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e a Proteção Climática, o cartaz do ciclo de vida do EcoLápis e a brochura da Faber-Castell foram apresentados e analisados.
O desafio foi aceite pelos alunos com entusiasmo.
Depois da parte mais teórica, assistiram à Oficina de Ilustração | Super-Ecolápis.
De seguida, o trabalho foi iniciado com uma pesquisa sobre o que são anfíbios e que animais conseguem sobreviver nos dois ambientes (aquático e terrestre).
Utilizando diversos materiais foram fazendo registos de combinações forçadas, com várias soluções para a criação da sua personagem respeitando o regulamento do concurso.
Surgiram inúmeras criações, umas mais realistas e outras mais “cartoon”. De seguida, foi realizada uma análise e seleção de um esboço para elaboração do trabalho final em suporte de papel.
A participação neste concurso permitiu, não só desafiar a imaginação e criatividade, desenvolvendo também algumas competências técnicas no manuseio de alguns materiais (aguarela, lápis de cor, etc.) e a capacidade de planificar e desenvolver um projeto, a partir de regras pré-estabelecidas (regulamento do concurso).
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Para este desafio foi proposta uma investigação sobre animais que se pudessem adaptar facilmente tanto a um ambiente aquático, como a um ambiente terrestre. Assim, após ter feito esta pesquisa acabei por escolher o pinguim como base para realizar este trabalho, pois ele tanto habita num ambiente aquático como num terrestre.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Os super-poderes do meu Ecolápis baseiam-se nas asas, que lhe dão a capacidade de voar e pairar, e na forma de proteção semelhante à técnica utilizada pelo peixe-balão para se defender quando se sente perturbado, que é o seu corpo inchar e levantar os espinhos (que são os bicos de lápis neste caso).
Nome da aluna: Ana Luisa Monteiro