Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis

Escola Secundária Alves Martins (Viseu)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

O professor de Desenho A, Agostinho Pereira, propôs aos alunos da turma S do 11º ano do Curso Científico - Humanístico de Artes Visuais, a participação no Desafio “Ecolápis”, mostrando o vídeo de apresentação que se encontra na página da ecoescolas.abae.pt.
Depois de uma abordagem e reflexão sobre os temas da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e a Proteção Climática, o cartaz do ciclo de vida do EcoLápis e a brochura da Faber-Castell foram apresentados e analisados.
O desafio foi aceite pelos alunos com entusiasmo.
Depois da parte mais teórica, assistiram à Oficina de Ilustração | Super-Ecolápis.
De seguida, o trabalho foi iniciado com uma pesquisa sobre o que são anfíbios e que animais conseguem sobreviver nos dois ambientes (aquático e terrestre).
Utilizando diversos materiais foram fazendo registos de combinações forçadas, com várias soluções para a criação da sua personagem respeitando o regulamento do concurso. Surgiram inúmeras criações, umas mais realistas e outras mais “cartoon”. De seguida, foi realizada uma análise e seleção de um esboço para elaboração do trabalho final em suporte de papel.
A participação neste concurso permitiu, não só desafiar a imaginação e criatividade, desenvolvendo também algumas competências técnicas no manuseio de alguns materiais (aguarela, lápis de cor, etc.) e a capacidade de planificar e desenvolver um projeto, a partir de regras pré-estabelecidas (regulamento do concurso).

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O meu Super - Ecolápis, Clóvis, possui caraterísticas terrestres de pangolim, as quais lhe atribuem a capacidade de, com as suas grandes e fortes pernas, se locomover com facilidade em terra. Quando ameaçado, este animal, instintivamente, enrola-se, transformando-se numa bola rija, graças às suas escamas e consegue proteger-se dos predadores, servindo-lhe esta caraterística de super-poder.
Por outro lado, no meio aquático, a sua forma aerodinâmica serpentina (em forma de "S"), e a sua cauda de peixe permitem-lhe deslocar-se facilmente no mar. Possui guelras que lhe permitem respirar na água e pulmões, para respirar em terra.
Podemos ainda destacar a sua cauda bioluminescente, que, por sua vez, lhe proporciona uma visão mais clara dos recantos obscuros do oceano, funcionando como uma segunda habilidade, pois com este super-poder, o Ecolápis poderá avistar os plásticos e com o seu focinho pontiagudo, recolher os mesmos, contribuindo assim para a proteção do meio ambiente.
Nome da aluna: Marta Lourenço