Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen (Amadora)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Foi proposto a todas as turmas do 5º ano da Escola Básica Sophia de Mello Breyner Andresen o desafio de criarem um Super-Ecolápis com características físicas que permitissem a sua adaptação tanto à vida terrestre como à vida marinha.
Este desafio vinha cruzar-se com o Projeto Eco-Escolas, com o tema «seres vivos», tratado na disciplina de Ciências Naturais, e o tema «sustentabilidade ambiental», discutido na disciplina de Cidadania.
Os alunos, durante as aulas de Educação Visual, tiveram a oportunidade de assistir ao Workshop de Ilustração "Super-Ecolápis", promovido pela ABAE em parceria com a Faber-Castell. Depois realizaram pesquisas sobre os animais e desenvolveram ideias nas disciplinas de Ciências e Cidadania, culminando o trabalho na criação do produto final, na disciplina de Educação Visual. Com a colaboração da professora de Português elaboraram a memória descritiva e alguns textos criativos.
Foram disponibilizados aos alunos diversos materiais da Faber-Castell, e exploradas diversas técnicas, para que pudessem concretizar as suas ideias da melhor forma possível, explorando novas abordagens de forma original e criativa.
Os trabalhos produzidos serão posteriormente expostos e mostrados à comunidade escolar, no âmbito do Projeto "Sair da Caixa/PNA", do Agrupamento de Escolas Fernando Namora.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Elaborado pela autora da ilustração:
Super-Ecolápis
O meu ecolápis,
com lindas orelhas de girafa
capta sons a grande distância
O meu ecolápis,
com os seus grandes olhos
eliminam toda a ganância.
O meu ecolápis,
com asas colossais de borboleta
rasga os céus mais altos,
onde ninguém chega;
O meu ecolápis,
com a sua bela cauda de sereia
passa por todos os canais
até mesmo os mais calados.
Com lápis e canetas,
e uma pincelada de aguarela
para uma transparência leve.
Eis, o meu ecolápis
Algo que fala, que vive
que passa por tudo,
e às vezes por nada,
colorindo o papel das crianças.
Mariana Gonçalves, 5.ºE