Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Foi proposto a todas as turmas do 5º ano da Escola Básica Sophia de Mello Breyner Andresen o desafio de criarem um Super-Ecolápis com características físicas que permitissem a sua adaptação tanto à vida terrestre como à vida marinha.
Este desafio vinha cruzar-se com o Projeto Eco-Escolas, com o tema «seres vivos», tratado na disciplina de Ciências Naturais, e o tema «sustentabilidade ambiental», discutido na disciplina de Cidadania.
Os alunos, durante as aulas de Educação Visual, tiveram a oportunidade de assistir ao Workshop de Ilustração "Super-Ecolápis", promovido pela ABAE em parceria com a Faber-Castell. Depois realizaram pesquisas sobre os animais e desenvolveram ideias nas disciplinas de Ciências e Cidadania, culminando o trabalho na criação do produto final, na disciplina de Educação Visual. Com a colaboração da professora de Português elaboraram a memória descritiva e alguns textos criativos.
Foram disponibilizados aos alunos diversos materiais da Faber-Castell, e exploradas diversas técnicas, para que pudessem concretizar as suas ideias da melhor forma possível, explorando novas abordagens de forma original e criativa.
Os trabalhos produzidos serão posteriormente expostos e mostrados à comunidade escolar, no âmbito do Projeto "Sair da Caixa/PNA", do Agrupamento de Escolas Fernando Namora.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Elaborado pela autora da ilustração:
O meu animal chama-se “Giravestrusso”!
O nome deriva de uma “gira” girafa com todas as características aventureiras de uma esbelta avestruz e uma força inigualável de urso, não esquecendo da incrível e invariável rapidez da serpente.
O “Giravestrusso” é muito conhecido na Terra da Metamorfose, onde a reciclagem ganha vida com muita rapidez e habilidade nunca vista.
O Giravestrusso é o ser mais rápido e sorrateiro desta maravilhosa Terra. Há quem lhe chame “Fúria do lixo”, pois sempre que vê lixo é o primeiro a reciclá-lo. E não têm só esta bela habilidade, pois ele consegue transformar tudo o que lhe surge à frente sem vida numa nova e útil funcionalidade.
Ele tem vários poderes, tem uma audição surreal, mesmo que esteja a 3 km de distância consegue alcançar o som de um produto que pode ser reciclado a cair no chão, ou em qualquer outro sítio que não o devido.
Com as suas pernas de avestruz rosadas, rápidas e supermusculadas será impossível alguém escapar deste herói.
Mas se aparecer um predador com super força, nada nem ninguém o parará, tal como eu referi, ele conseguirá sempre ultrapassá-lo com a destreza e força do urso!
Além de ter velocidade supersónica e uma audição incrível, tem estrondosamente uma super força!
Aguenta com todo e qualquer tipo de reciclagem ele é surreal e supersorrateiro com características da nossa querida forma de serpente.
Nada nem ninguém vai conseguir parar o nosso Herói e ele há-de fazer ainda muitas maravilhas pela nossa Terra da Metamorfose.
Margarida Cunha, 5.º G