Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Foi proposto a todas as turmas do 5º ano da Escola Básica Sophia de Mello Breyner Andresen o desafio de criarem um Super-Ecolápis com características físicas que permitissem a sua adaptação tanto à vida terrestre como à vida marinha.
Este desafio vinha cruzar-se com o Projeto Eco-Escolas, com o tema «seres vivos», tratado na disciplina de Ciências Naturais, e o tema «sustentabilidade ambiental», discutido na disciplina de Cidadania.
Os alunos, durante as aulas de Educação Visual, tiveram a oportunidade de assistir ao Workshop de Ilustração "Super-Ecolápis", promovido pela ABAE em parceria com a Faber-Castell. Depois realizaram pesquisas sobre os animais e desenvolveram ideias nas disciplinas de Ciências e Cidadania, culminando o trabalho na criação do produto final, na disciplina de Educação Visual. Com a colaboração da professora de Português elaboraram a memória descritiva e alguns textos criativos.
Foram disponibilizados aos alunos diversos materiais da Faber-Castell, e exploradas diversas técnicas, para que pudessem concretizar as suas ideias da melhor forma possível, explorando novas abordagens de forma original e criativa.
Os trabalhos produzidos serão posteriormente expostos e mostrados à comunidade escolar, no âmbito do Projeto "Sair da Caixa/PNA", do Agrupamento de Escolas Fernando Namora.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Elaborado pelo(a) autor(a) da ilustração:
O meu Super-ecolápis chama-se Joaquim, apanha todos os lixos dos humanos, tal como latas, garrafas, plásticos, e muito mais lixo. Ele também consegue apanhar o lixo do mar com os seus tentáculos de polvo, para ajudar os seus amigos peixinhos.
Quando ele nasceu, era só um simples lápis, mas despois teve de se transformar num super-herói para conseguir salvar o nosso planeta, tornando o mundo um lugar mais saudável.
Assim um lápis da Faber-Castell resolveu juntar-se a dois dos seus amigos de longa data, o sr. Polvo e a sr. Serpente e, como consequência, tornaram-se o melhor super-herói do Mundo e arredores, todo ele pintado com a técnica de lápis de cor.
Tomás Taveira, 5.ºG