Escola EB 2,3 de Celeirós (Braga)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Em Ciências Naturais os alunos foram divididos em grupos de "especialistas" para pesquisa da forma, revestimento, locomoção, regime alimentar dos animais. Houve de seguida discussão das temáticas em grupo turma.
Em Educação Visual:
1º - Apresentação do Desafio Super Ecolápis aos alunos;
2º - Visualização do vídeo da fabricação de lápis da Faber-Castell;
3º - Apresentação do conteúdo de Educação Visual – Forma/estrutura e textura;
4º - Apresentação de imagens de personagens criadas a partir da forma de um lápis como ponto de partida (investigação) para a criação do Super Ecolápis, por parte dos alunos;
5º Desenho da forma do lápis onde os alunos incluíram caraterísticas já estudadas na disciplina de Ciências Naturais (locomoção, revestimento, …). Os trabalhos apresentam características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto ao ar, água e terra (através de patas, asas, escamas etc).
6º - Pintura dos trabalhos com lápis de cor;
7º - Recolha de textura no exterior da sala, utilizando a técnica de fricção com lápis de cera;
8º - Recorte e colagens das texturas, no desenho do Super Ecolápis.
Finalmente em Ciências Naturais, cada aluno escreveu a descrição do seu animal e as vantagens para o ambiente dos seus super poderes.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O meu Ecolápis tem super poderes:
1- Pode andar na água com as suas membranas interdigitais para ajudar os animais aquáticos a não ficarem presos nas redes ou a não comerem lixo;
2- Pode voar com as suas asas fortes para detetar os locais com lixo;
3- Pode voar rápido para chegar depressa aos lugares com animais abandonados;
4- Consegue ver no escuro e e escuta muito bem para impedir que os animais sejam atropelados;
5- Tenho um revestimento rugoso e resistente aos ataques dos meus inimigos.