Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis

Escola EB 2,3 Escultor António Fernandes de Sá (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O projeto Eco Lápis, proposto pela ABAE, foi assumido para trabalho na disciplina de EV 7ºano. “Criar um EcoLápis com várias características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha (como se fosse um anfíbio),” foi o desafio/problema colocado aos alunos.
O ponto de partida situou-se na observação do vídeo sobre o Ecolápis. Refletimos sobre a importância da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, assunto recorrente na maior parte das atividades/tarefas planificadas e realizadas na disciplina. A reutilização de materiais, o combate ao desperdício, geram possibilidades educativas e artísticas, sustentadas numa metodologia ativa, que contribuirão decisivamente para a construção de cidadãos implicados com a causa ambiental.
O processo de trabalho, apresentado o tema, implicou pesquisa de formas, texturas e cores de animais marinhos e terrestres. Desta pesquisa resultaram registos gráficos, com diferentes materiais riscadores, com a informação necessária para contextualizar a criação do Super-EcoLápis. Trata-se de reinventar com um propósito, o Super Poder tornado função. Também aqui, os alunos tiveram que recriar o seu discurso normalizado reescrevendo, num parágrafo, os superpoderes do seu EcoLápis.
Realizados os trabalhos, foram selecionados os cinco que se envia. Todos serão expostos no dia do Eco Escola partilhando com a comunidade os objetivos deste projeto e as diferentes formas que resultaram de todo o processo criativo.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O meu lápis é muito poderoso!
Ele tem uma longa cauda, que serve como borracha para apagar os desenhos que o seu grande bico de grafite fez. Ele também tem umas grandes asas, que servem para criar correntes de vento, que levam os inimigos para longe. As suas escamas coloridas hipnotizam as pessoas que o incomodarem.
Os seus chifres ativam uma armadura assim que tocados, protegendo o dos ataques