Escola EB1/PE e Creche de Santa Cruz (Santa Cruz)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O desafio nacional “Super Ecolápis” foi apresentado pelas coordenadoras do Programa Eco – Escola, da nossa escola, numa reunião de Conselho Escolar, de modo a divulgar esta iniciativa da Faber-Castell em parceria com Programa Nacional Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa junto dos docentes, decidindo-se pela participação da nossa escola no mesmo.
Posteriormente, nas aulas curriculares de artes visuais, a professora titular da turma C, do 4º ano, a professora Ana Freitas, divulgou este desafio, junto dos alunos, apresentando o regulamento do mesmo. De seguida, os alunos do 4º C, nas aulas TIC, assistiram à Oficina de Ilustração Super Ecolápis – Eco – Escolas de modo a tomarem conhecimento deste desafio e deu-se início à pesquisa de ideias, na internet, para o trabalho,
Este ano, os alunos foram desafiados a criar um Ecolápis com várias características físicas que lhe permita adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha (como se fosse um anfíbio). Este desafio permitiu desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade; conhecer o ciclo de vida do Ecolápis, refletir sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; desenvolver a imaginação e criatividade dos alunos e aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura. Este desafio veio igualmente enriquecer o projeto educativo da nossa escola que visa sensibilizar a comunidade educativa para a importância da reciclagem e incutir hábitos de respeito pela preservação e proteção do Meio Ambiente.
Metodologia utilizada/processo de construção do trabalho:
1- Apresentação do desafio à turma C, do 4º ano, nas aulas curriculares de artes visuais;
2 – Visualização da Oficina de Ilustração Super – Ecolápis – Eco – Escolas, nas aulas TIC;
3 – Pesquisa de ideias, para o trabalho, na internet;
4 – Seleção de imagens/ ideias para o trabalho;
5 – Início dos trabalhos (criação de um Ecolápis com várias características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha (como se fosse um anfíbio).
6 – Pintura/ilustração dos trabalhos;
7– Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos;
8 – Seleção de três trabalhos (desenhos) para participação da escola no desafio nacional.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Este ecolápis possui super poderes que lhe permitem adaptar-se ao meio aquático e ao meio terrestre pois os seus tentáculos, conferem-lhe segurança, ajudam na deslocação e na defesa pessoal. Possui membranas interdigitais que auxiliam na natação e facilitam a sua adaptação ao meio aquático. As asas conferem rapidez na deslocação pelo meio terrestre e garantem uma maior visibilidade e campo visual.