Escola Básica de Ruivães (Vila Nova de Famalicão)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Foi dito aos alunos que lhes seria proposto um desafio, tendo os mesmos ficado desde logo entusiasmado para a tarefa que se seguiria.
Iniciou-se então, o desafio, com a apresentação do vídeo, onde os alunos tiveram a oportunidade de ver "nascer" uma personagem e como poderiam criar uma criatura a partir do desenho de um simples lápis.
Após diálogo sobre o que tinham visto passaram para a sua sebenta tentando dar asas à imaginação. Alguns alunos tiveram alguma dificuldade em distanciar-se dos trabalhos apresentados no vídeo.
Após uma breve exploração do que queriam ilustrar, foram distribuídas folhas de papel cavalinho de tamanho A4 onde os alunos iniciaram o que viria a ser o projeto final.
Relativamente aos materiais usados para a pintura a maioria preferiu usar os lápis de cor, no entanto, alguns usaram também marcadores.
Depois dos trabalhos terminados, seguiu-se uma breve exploração dos mesmos e consequentemente discutidos os aspetos que poderiam ser melhorados, sobretudo ao nível da pintura e do acréscimo de um ou outro detalhe.
Finalmente com os trabalhos dados por terminados passou-se à votação para, dos 22 trabalhos apresentados, ser escolhido um que representasse a turma.
Por maioria venceu o trabalho do aluno Pedro Pereira Costa, não só pela ilustração e pintura, mas também pela mensagem que transmitia.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Segundo o Pedro o seu Eco-lápis tem o poder de transformar o lixo em flores, cuidando não só do ambiente, retirando dele o lixo, mas também de o transformar tornando-o mais florido, agradável e "perfumado".