Escola Básica de Joane (Vila Nova de Famalicão)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A personagem que criamos com a junção do cavalo com o cavalo-marinho é uma homenagem ao símbolo gravado nos lápis de cor da Faber-Castell.
Fizemos pesquisas e aprendemos que os Cavalos-marinhos são espécies que exemplificam a importância da conservação do ambiente marinho. Como todas as espécies marinhas, há condições ideais para que possam sobreviver, mas essas condições podem mudar de acordo com poluentes, desenvolvimento costeiro ou alterações climáticas. Os Cavalos-marinhos são muito procurados, já que são usados em medicamentos tradicionais. Podem ser encontrados em todo o mundo, inclusive em alguns dos habitats mais ameaçados como nos recifes de coral e estuários.
Os cavalos são uma espécie importante para a humanidade em diversas áreas, como agricultura, transporte, desporto e lazer. Além disso, eles têm um papel fundamental na conservação da biodiversidade e no desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.
Quanto mais habitats pudermos conservar, maior será a biodiversidade do nosso planeta.
Foram usados lápis da Faber Castel B2 para desenhar e lápis de cor e marcadores para ilustrar.
Trabalho realizado por:
Afonso Silva; Tomás Leite; Jorge Silva; Dinis Oliveira; Simão Carvalho; Vítor Couto; Martim Alves, alunos da turma EBJ3A.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Os “super-poderes” do Ecolápis são: colorir os mares poluídos, pintar os jardins dos oceanos com pureza e algas saudáveis para alimentar outros peixes e animais. Já em terra o super-poder é ilustrar todas as paisagens poluídas, colorir as pastagens verdejantes e desenhar novas florestas, novos habitats para os animais.