Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
No âmbito da disciplina de Educação Visual, foi-nos proposto pela Professora Clara Cide, a conceção de um desenho de um Ecolápis que tivesse várias características físicas que lhe permitissem adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha, em virtude do projeto EcoEscolas.
Assim, decidi pesquisar imagens de anfíbios, nomeadamente rãs, uma vez que estes são animais adaptados a ambientes húmidos, sobrevivendo tanto em meios terrestres, como em meios aquáticos.
Durante a minha pesquisa apaixonei-me pela rã de olhos vermelhos - Agalychnis callidryas, que é uma espécie de rã arborícola, que para além dos olhos vermelhos, apresenta cores vivas brilhantes. Como a desflorestação dos bosques onde vivem é um dos seus maiores problemas, decidi incluir o Ecolápis no seu corpo.
Esboço do trabalho
Utilizando o lápis de carvão HB, comecei por fazer a esquadria e esbocei a rã ao centro da folha. Após o esboço da rã, adicionei o Ecolápis no cimo da sua cabeça. Terminada esta tarefa, achei pertinente adicionar um ramo de uma árvore, como se a rã estivesse lá a descansar.
Pintura do trabalho
ê A rã
Comecei por realçar algumas zonas da rã com caneta de feltro laranja e verde. De seguida, utilizei lápis de cor e comecei por pintar a sua cabeça e o Ecolápis de verde. Seguiram-se os olhos, onde usei lápis laranja e vermelho. Para as patas, usei numas lápis laranja e branco e noutras lápis laranja e verde. Na zona da barriga, utilizei lápis azul, cinzento e branco e fui esbatendo até unir todas as cores. Para finalizar, pintei a grafite do Ecolápis de rosa (semelhante à cor do Ecolápis original).
ê O tronco
Para o tronco escolhi lápis de cor com vários tons de castanho e preto e realcei os veios com lápis castanho-escuro. Como o ambiente da rã é húmido, adicionei musgo ao ramo, utilizando lápis de vários tons de verde.
ê O rio
Por aconselhamento da Professora, decidi acrescentar um rio.
Comecei por fazer o seu esboço e adicionei algumas pedras. Iniciei a pintura pelas pedras, tendo utilizado lápis de cor cinza, preto e branco. Seguiram-se as margens do rio a lápis castanho, preto, cinza e verde-escuro. Para a água, utilizei primeiro lápis verde-azulado e depois fui adicionando vários tons de azul e branco. Para a sombra das rochas utilizei lápis preto.
Finalizei o projeto passando a rã, o ramo e a esquadria com caneta preta de ponta 0,4mm.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Super poderes
Este é um lápis que se encontra bem adaptado à vida terrestre e aquática, pelo que em ambiente terrestre, este Ecolápis, tem a capacidade de fazer com que as árvores por onde passa consigam absorver maior quantidade de dióxido de carbono da atmosfera, evitando o aquecimento global e a acidificação dos oceanos, e em ambiente aquático, utiliza o óleo e as toxinas presentes nesse ambiente como fonte de energia, diminuindo a poluição causada por estas substâncias.