Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita (Moita)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A atividade do eco-lápis foi-me apresentada pela minha professora de E.V, que também nos explicou a importância da Faber Castell, em relação à plantação de árvores e a influência ambiental que tal atividade tem.
Eu desenhei o meu ecolápis com tais características pois acredito que a grande maioria dos animais que têm a capacidade de se deslocar em ambientes aquáticos e terrestres simultaneamente são anfíbios, sendo assim realizei o meu desenho tendo como “animal base” um sapo que é um anfíbio e atribuindo-lhe características de animais aquáticos como a sua barbatana dorsal baseada numa de um tubarão e também características de lápis como a ponta da sua cauda. De seguida comecei a pensar num fundo para o meu ecolápis, ou seja, o ambiente e as horas onde e quando seria mais provável de o encontrar e cheguei à conclusão que um ambiente relaxado à beira mar durante a noite seria um sítio e um horário provável de se encontrá-lo. A seguir tive apenas que escolher os materiais de pintura e as cores, optei por pintar a maioria do desenho com lápis de cor, pois são o material com que estou mais habituado a pintar e que tenho obtido os melhores resultados, tendo apenas pintado a lua a carvão que também é uma das técnicas de pintura que mais me cativam, em relação às cores escolhi pintar o meu ecolápis baseado maioritariamente numa espécie de sapos e o céu com tons azuis e roxos para lhe atribuir uma sensação de movimento.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O meu ecolápis conta com quatro membros que lhe permitem movimentar-se no meio terrestre e que também contêm membranas entre os dedos proporcionando-lhe uma maior agilidade no meio aquático juntamente com a sua cauda e barbatana dorsal.