Escola Básica e Secundária Clara de Resende (Porto)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A proposta de trabalho foi apresentada aos alunos contextualizando o desafio dando a conhecer a personagem : o Eco-Lápis. Quem é o Eco-Lápis ? Quais são as suas características; o que o faz diferente de todos os outros lápis ? Qual o seu papel na sensibilização para a proteção ambiental ? Foram apresentados trabalhos realizados em anos letivos anteriores e apresentado o novo desafio : O SUPER ECO-LÁPIS :
“
quem é ele?
um morcego ?
um elefante ? uma sardinha ?
SERÁ um perú ?
não !
...... é o super ecolápis .
Foram apresentadas soluções apara a concepção de personagens e utilizada a estratégia exemplificada pelo projeto - combinação forçada (seleção de diferentes partes de animais e construção de uma personagem anfíbia a partir do selecionado; criar um Ecolápis com várias características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha - como se fosse um anfíbio).
Foi dada liberdade aos alunos para selecionarem os materiais riscadores que considerassem mais adequados.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
“O Urano
Não se sabe de onde ele veio, mas pelas suas características parece que veio de Urano, por isso é que tem esse nome. Ele é um ser místico, e o poder que lhe foi atribuído é o de congelar. Para ele congelar alguma coisa é preciso que olhe fixamente para algo, então é um ser perigoso... pode congelar e parar a ação Antrópica do Homem sobre o meio ambiente... mas gosta de ajudar todos os seres vivos “