Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola Básica e Secundária Clara de Resende (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
A proposta de trabalho foi apresentada aos alunos contextualizando o desafio dando a conhecer a personagem : o Eco-Lápis. Quem é o Eco-Lápis ? Quais são as suas características; o que o faz diferente de todos os outros lápis ? Qual o seu papel na sensibilização par a proteção ambiental ? Foram apresentados trabalhos realizados em anos letivos anteriores e apresentado o novo desafio : O SUPER ECO-LÁPIS :
“quem é ele?
um morcego ?
um elefante ? uma sardinha ?
SERÁ um perú ?
não !
...... é o super ecolápis . “
Foram apresentadas soluções apara a concepção de personagens e utilizada a estratégia exemplificada pelo projeto - combinação forçada ( seleção de diferentes partes de animais e construção de uma personagem anfíbia a partir do selecionado ; criar um Ecolápis com várias características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha - como se fosse um anfíbio).
Foi dada liberdade aos alunos para selecionarem os materiais riscadores que considerassem mais adequados.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O peixe terrestre é um animal que ultrapassa a ciência e a lógica, tem poderes nunca antes vistos em qualquer ser vivo real ou imaginário. É sobre ele que se fala nos laboratórios, nas revistas e artigos, em todo e qualquer lado relativo à ciência e descoberta de novas espécies naturais. Raramente é avistado à luz do dia e quando acontece não passa de um vago vislumbre que pode ser tomado por simples ilusão de ótica. É um peixe que possui órgãos aquáticos, mas também terrestres. Não um simples anfíbio, como rãs e sapos, mas praticamente uma criatura mágica. Consta-se que se adapta a diferentes temperaturas e fatores do meio, tanto consegue sobreviver no ártico, em ilhas solarengas ou até mesmo no coração da Amazónia. Ninguém sabe explicar como, mas nem o mais temível dos predadores se aproxima deste animal. Porém, de todas estas capacidades extravagantes o que mais intriga os biólogos de todo o mundo é a sua forma de lápis de entre todos os seus órgãos já estranhos. Este poder permite-lhe que por onde quer que passe os seus movimentos apareçam desenhados ou escritos, por vezes partilhando os seus pensamentos filosóficos com o mundo. É um peixe que percebe melhor do que os humanos o que nos está a acontecer, tanto a nossa autodestruição como o estrago que causamos ao mundo que nos acolhe. Este é um peixe mais sábio que toda a humanidade, mais vivido que todos nós, é uma simples espécie que, de um modo tão subtil, fala mais alto por toda a natureza.