Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis

Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Para a realização deste projeto, foram realizadas pesquisas sobre as características físicas de animais que vivem tanto em ambientes terrestres como marinhos. A abelha foi escolhida como animal principal, devido à sua importância para o ecossistema, sendo um polinizador crucial para a agricultura. Foi também investigado o papel do lápis na sociedade, tanto na sua utilidade como na sua simbologia.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
A abelha foi escolhida como modelo para o desenho do lápis, com a inclusão de óculos de natação para simbolizar a necessidade de proteção dos nossos recursos naturais. Para a adaptação à vida marinha, foram adicionadas duas barbatanas no lugar das patas traseiras da abelha. O lápis foi projetado com a intenção de simbolizar a arma, força da arte e criatividade, além de representar a importância da preservação ambiental.
O projeto permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades criativas e de trabalho em equipa, além de promover a consciencialização ambiental e a importância da preservação da natureza. O lápis anfíbio criado pelo projeto simboliza a importância de uma relação sustentável entre o ser humano e a natureza, e representa a necessidade de criatividade e inovação para construirmos um mundo mais sustentável.