Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Este desafio proporcionou explorar com os alunos o significado de educação ambiental, sensibilizar para a responsabilidade pessoal de cada um refletir sobre as causas das alterações climáticas, a proteção da biodiversidade, a proteção do território e da paisagem e a importância de um oceano saudável como sistema de suporte à vida na Terra e à regulação do clima do planeta, adotando medidas que promovam a sustentabilidade do planeta. Este trabalho levou os alunos a inferir que muitas catástrofes ambientais têm origem em modificações provocadas pelo ser humano no planeta, em resultado do estilo de vida atual. Proporcionou aos alunos listar coletivamente medidas do dia a dia ao alcance dos alunos que contribuam para a sustentabilidade ambiental.
Os alunos utilizaram lápis de cor e canetas de feltro, como materiais de pintura.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Os super-poderes do meu Ecolápis são vários. Ele cria árvores, porque tem árvores nos braços, consegue perceber o que os animais sentem, porque a água acalma os animais e as suas folhas curam os seres vivos. Com as asas consegue voar muito rápido e nadar muito rápido, porque tem uma barbatana e escamas.
O Ecolápis cria árvores por causa de abate de árvores e dos incêndios. Ele percebe o que os animais sentem para saber se os animais estão tristes ou felizes. A folha cura os seres vivos quando estão doentes. O Ecolápis tem asas para não chegar atrasado aos incêndios e degelo do planeta. Ele tem barbatanas e escamas para chegar mais rápido e ajudar quem precisa.
Diogo Saraiva Silva, turma A 3ºano