Escola Básica de Arões S. Romão (Fafe)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O desafio foi apresentado à turma do 3.º ano em articulação com os conteúdos da disciplina de Estudo do Meio, Proteger o Ambiente - Educação Ambiental. Foi estabelecida uma ponte entre este desafio e os desafios dos anos letivos anteriores. Como deverá ser o Super Ecolápis para proteger os ambientes terrestre e aquático? Após a realização de diferentes pesquisas, na aula de Educação Artística e, de modo a dar asas à criatividade dos alunos, explorando diferentes técnicas de desenho e pintura. Cada aluno fez o seu desenho utilizando lápis de carvão, lápis de cor e de cera e marcadores. A última fase do projeto foi a seleção dos trabalhos.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Segundo o autor da ilustração, a abelha-cão-polvo tem os super poderes nos tentáculos, para aspirar os lixos do fundo do mar, nas asas para voar e deslocar-se pelo ar muito rápido e no focinho para cheirar e aspirar toda a poluição do ar. O barco é um dos agentes poluidores e a abelha-cão-polvo está a proteger os ambientes onde se desloca.