Escola Básica de Monte (Fafe)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O desafio do Super Ecolápis foi apresentado à turma dos 3.º e 4.º ano na aula de Educação Artística em articulação com Estudo do Meio, tendo sido colocadas algumas questões relativas aos desafios dos anos anteriores, essencialmente aos locais onde se encontrava o Ecolápis. Depois de um breve debate de ideias sobre o que necessita ser feito para travar ou minimizar a poluição dos espaços visitados nas edições anteriores, foram visualizados os vídeos disponibilizados na plataforma e abordados/discutidos diferentes temas como a preservação da natureza, os diferentes ecossistemas, a regeneração da biodiversidade, diferentes espécies representativas dos dois ecossistemas e a importância de aliar tudo isto à arte, (desenho e pintura) e à criatividade (desenho, pintura e super poderes). Neste âmbito foram apresentadas e exemplificadas diferentes técnicas de desenho e pintura para aprofundar os conhecimentos. Posteriormente foram dadas asas à criatividade dos nossos alunos e surgiu este trabalho onde o Super Ecolápis aparece com asas, focinho de cão e tentáculos de polvo, rodeado pelas diferentes espécies animais, vegetais e até mesmo a água, que ele consegue ajudar.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Segundo a autora do trabalho, o Super Ecolápis tem asas para conseguir voar e ver do ar o que acontece ao seu redor. O focinho representa um cão cujo latido tem força suficiente para empurrar o plástico, o papel e outros resíduos para os contentores. Por último, os seus tentáculos servem para trepar e nadar mais rápido e salvar os animais que estão presos no plástico no oceano.