Trabalhos 2022-2023 | Super-Ecolápis 

Escola EB/JI de Sapugal (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Criar um Ecolápis adaptado à vida tanto à vida terrestre, como à vida marinha, como se fosse um anfíbio, foi um desafio de grande monta, mas interessante e útil, para promover um processo de ensino e aprendizagem inovador e promotor do sucesso e da qualidade.
Divulgou-se esta ideia com a realização de um Power-Point, a partir das imagens retiradas do cartaz do ciclo do Ecolápis disponível em: https://ecoescolas.abae.pt/wp-content/uploads/sites/3/2020/01/ciclo_do_lapis_com_legenda-C%C3%B3pia.jpg, no site da ABAE, presente no site https://ecoescolas.abae.pt/2022-2023-projetos/super-ecolapis/ e com as quais se narrou uma história, criada para as imagens em questão.
A partir desse momento as crianças envolveram-se, quer na pesquisa de animais marinhos, nomeadamente, em livros como os da Coleção Natureza, da Editora Desabrochar, “O Bando do Mar: Missão Salvar o Oceano” do Pingo Doce – Distribuição Alimentar, SA., e ainda no denominado “Nhac, nhac, que rico petisco!” da Editora Minutos de Leitura, bem como, em diversos sites no computador, para que pudessem corporizar os produtos artísticos a realizar.
Procederam posteriormente à conceção de diversos Ecolápis, em parceria com a família, que seguidamente foram redesenhados com acréscimo de pormenores no jardim de infância.
De entre as produções selecionados, as quais foram escolhidas pelo grupo de crianças, destacaram-se as cinco, que a sala SAPS1 do jardim de infância do Sapugal envia para o concurso.
Sucintamente, refere-se, que os “super-poderes” dos Ecolápis criados, é o de recolherem tanto os resíduos da Terra como do Mar, pois estão adaptados aos dois ecossistemas, o que permite uma maior recolha com menos custos, assim, como um planeta, menos poluído.
Material de pesquisa:
Power-Point, a partir das imagens retiradas do cartaz do ciclo do Ecolápis disponível em:
https://ecoescolas.abae.pt/wp-content/uploads/sites/3/2020/01/ciclo_do_lapis_com_legenda-C%C3%B3pia.jpg,.
Livros da Coleção Natureza, da Editora Desabrochar, “O Bando do Mar: Missão Salvar o Oceano” do Pingo Doce – Distribuição Alimentar, SA., e ainda o denominado “Nhac, nhac, que rico petisco!” da Editora Minutos de Leitura
Instrumentos e material para esboço:
Lápis de carvão, lápis de cor.

Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
O “super-poder” dos Ecolápis criados é o de recolherem tanto os resíduos da Terra como do Mar, pois estão adaptados aos dois ecossistemas, o que permite uma maior recolha com menos custos, assim, como um planeta, menos poluído.