Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
ETAPA 1:
As turmas assistiram à Oficina de Ilustração dinamizada pela professora Carla Cardoso para uma melhor compreensão dos objetivos e para estimular a descoberta e a aprendizagem de algumas técnicas que poderiam ser utilizadas neste desafio.
Semanalmente, em grupo, iniciou-se o trabalho de investigação: pesquisa de imagens de animais, características relevantes, adaptabilidade ao meio ambiente… Assim, foram sendo discutidas possibilidades e desenharam-se possíveis protótipos do que poderia ser o trabalho final.
ETAPA 2
Numa outra etapa foram concluídos os trabalhos-projeto e, em grupo, tiveram que decidir/discutir até chegarem a um consenso de quais as características vencedoras, o que fariam (super-poderes) e as cores que utilizariam…
ETAPA 3
Em articulação com os Serviços Educativos do Parque da Devesa (parque da cidade de Vila Nova de Famalicão), os alunos fizeram uma visita de estudo para observarem a biodiversidade, sensibilizando-os para a questão da preservação do seu habitat. Questionaram a técnica sobre as características do tritão (animal observado na forma de girino e na forma adulta) e de outros e despertaram para novas ideias de como os animais utilizam as suas características para defesa, caça, proteção… Foi uma visita complementar ao trabalho, uma vez que, antes de ser apresentado aos colegas na sala de aula, houve a possibilidade de melhoria e de modificações que achassem pertinentes.
ETAPA 4
Com os trabalhos desenvolvidos e prontos, passou-se para a importante fase da apresentação do projeto aos colegas da turma e da escola para a votação do preferido de todos. Cada grupo teve tempo para preparar, com clareza e boa dicção, o seu Super Eco-lápis, explanando todas as suas características, todos os seus poderes e apelando aos votos dos colegas. Com este desafio foi possível trabalhar várias competências e desenvolver aprendizagens essenciais que fazem parte do currículo, sem prejuízo para o tempo a lecionar as mesmas. Foi uma das etapas preferidas pela maioria.
ETAPA 5
O trabalho vencedor foi novamente apresentado a todas as turmas da escola e iniciou-se o trabalho mais minucioso: decalcar com papel vegetal as características das imagens utilizadas pelos alunos no seu desenho/protótipo e começar na passar para a folha de papel de cavalinho A3, com todo o cuidado para cumprirem as ideias iniciais (formas e cores).
ETAPA 6
Após a pintura com lápis de cor e pastel seco para criar um fundo mais elegante, os alunos escreveram os respetivos poderes e as vantagens que trazem para o “Super Eco-lápis”. Foi um trabalho muito interessante e que implicou, desde o início, um grande envolvimento e motivação de todos! Os alunos adoraram participar neste desafio. Obrigada por esta oportunidade!
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Nome escolhido Eco-Poderoso
1.º poder (visão): olhos Rodam em órbita como os olhos dos anfíbios para observarem atentamente o meio em que se encontram e detetar possíveis ameaças ao planeta Terra.
2.º poder (borracha): cabeça A ponteira da cabeça tem um “efeito borracha” que consegue apagar os acidentes dos petroleiros nos oceanos, evitando a perda de vidas marinhas.
3.º poder (defesa): bico O bico é uma réplica da ave Martim-Pescador-Grande, de nome científico Megaceryle Torquata. Tal como a ave, o Eco-Poderoso é muito paciente e pode ficar imóvel por mais de 1 hora, à espera do momento ideal para capturar as impurezas da água. O bico funciona como uma defesa do planeta contra o mal que o assombra.
4.º poder (locomoção aérea): asas As asas foram inspiradas no peixe-voador que alcançam metros com o auxílio da mesma. Podem se deslocar rapidamente, sempre perto da água para continuar e ajudar as criaturas marinhas.
5.º poder (locomoção aquática):cauda A cauda enorme permite nadar com rapidez ao deslocar-se de um ponto. Quanto mais rápido for a limpeza, menos consequências existem para o meio ambiente.
6.º poder (locomoção terrestre): patas As patas permitem a sua deslocação na terra de maneira a utilizar os poderes de defesa do meio ambiente também no espaço terrestre.