Escola Básica Pedro Nunes (Alcácer do Sal)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Este trabalho surgiu no âmbito do Projeto Eco-Escolas e foi elaborado após a exploração em sala de aula, sobre a temática da sustentabilidade ambiental. Foi feita a exploração de todos os materiais disponibilizados na plataforma afim de conhecer o processo de fabrico dos lápis, assim como a visualização de todo o material referente ao desafio do “Super-Ecolápis”.
O desafio foi proposto aos alunos do 6ºD da Escola Básica Pedro Nunes (Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal) na disciplina de Educação Visual.
Em sala de aula, cada aluno fez uma investigação individual sobre as diferentes características dos animais terrestres e marinhos, deforma a terem ideias sobre o tema. Numa primeira fase, os alunos realizaram os esboços antes do trabalho final, onde utilizaram a imaginação e a criatividade.
Depois de realizados os trabalhos finais, a turma selecionou os cinco melhores trabalhos.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Este trabalho foi desenvolvido pela aluna Yasmin Ervideira do 6º D.
A aluna optou por representar as características de uma medusa (parte aquática) com as asas de uma coruja (parte terrestre), tendo a parte da representação do lápis no topo do desenho. Escolheu tons de rosa e roxo para a parte da medusa, castanho e bege para as asas e preto no bico do lápis, para se destacar das outras cores. As características da medusa facilitam a sua deslocação na água e também lhe oferecem proteção. As asas empenham a função de fazer o Super-Ecolápis voar. Como materiais de pintura, utilizou lápis de cor e canetas de feltro e realizou o trabalho numa folha A3.