Escola Básica Pedro Nunes (Alcácer do Sal)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Este trabalho surgiu no âmbito do Projeto Eco-Escolas e foi elaborado após a exploração em sala de aula, sobre a temática da sustentabilidade ambiental. Foi feita a exploração de todos os materiais disponibilizados na plataforma afim de conhecer o processo de fabrico dos lápis, assim como a visualização de todo o material referente ao desafio do “Super-Ecolápis”.
O desafio foi proposto aos alunos do 6ºD da Escola Básica Pedro Nunes (Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal) na disciplina de Educação Visual.
Em sala de aula, cada aluno fez uma investigação individual sobre as diferentes características dos animais terrestres e marinhos, deforma a terem ideias sobre o tema. Numa primeira fase, os alunos realizaram os esboços antes do trabalho final, onde utilizaram a imaginação e a criatividade.
Depois de realizados os trabalhos finais, a turma selecionou os cinco melhores trabalhos.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
A aluna optou por representar o trabalho com asas de pássaro (característica terrestre) e uma cauda inspirada numa serpente marinha (característica marinha) e a representação do bico do lápis no topo da cabeça. Com as asas de pássaro o Ecolápis pode voar e com a cauda pode nadar mais depressa debaixo de água. O trabalho foi feito numa folha A4.
Utilizou como materiais de pintura, aguarelas, utilizando tons de verde no corpo inteiro, branco nas asas e preto no bico para se destacar.