Escola Básica de Cimo de Vila (Felgueiras)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Todos os alunos visualizaram materiais e vídeos da Faber-Castell, foram discutidos os assuntos da poluição, das alterações climáticas, o perigo para as espécies devido à mudança dos seus habitats. Esta espécie de Ecolápis tem a função de proteger o Planeta. Os materiais utilizados foram os lápis de grafite, marcador preto para os realces e de cor da Faber- Castell.
Assistiu-se também à ação Oficina de Ilustração | Super-Ecolápis no dia 1 de março e posteriormente em https://ecoescolas.abae.pt/2022-2023-projetos/super-ecolapis/oficina-de-ilustracao/.
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Cada aluno desenhou o seu Super Ecolápis e no fim houve votação e seleção de um.
Depois, e após a leitura e interpretação do regulamento e pesquisa de simbologias de animais, o desenho eleito agregou diferentes ideias. Surgiu então o Eco- Híbrido que é um lápis que se agregou a várias espécies diferentes do meio terrestre e aquático. Um lápis com patas de avestruz, tentáculos de polvo e asas de borboleta. A avestruz como animal muito veloz e que corre para se livrar de predadores e também pode usar as suas poderosas pernas, desferindo chutes contra os inimigos e na época egípcia, as suas penas simbolizavam igualdade, verdade e justiça.
O polvo simboliza a adaptabilidade, versatilidade, destreza, inteligência, consciência e regeneração.
A borboleta, como animal terrestre e marinho (borboleta marinha), simboliza a beleza do nosso planeta e a liberdade que o ser Homem tem para o defender ou destruir.