Escola Básica 2/3 de Alfena (Valongo)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O aluno visualizou, durante a aula, excertos da formação: Super Ecolápis, como forma de motivação. Observou igualmente o ciclo do lápis (cartaz e vídeo Faber Castell).
Pesquisou, na Internet, as características de animais, tanto marinhos como terrestres, de modo a criar a sua personagem do Ecolápis. As características físicas dos animais pesquisados, foram de encontro os superpoderes que pretendem atribuir ao seu Super Ecolápis.
Os materiais utilizados foram: lápis de cor e canetas de feltro de ponta média e de ponta fina.
Demonstrou muito empenho, entusiasmo e criatividade na elaboração do trabalho, recorrendo à mobilização dos conhecimentos / domínios transversais a várias disciplinas (Educação Visual, Ciências Naturais, Português e Cidadania e Desenvolvimento).
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
Os Super-poderes do meu Super-Ecolápis são:
- casca de tartaruga para ser mais resistente nas emergências;
- olhos de falcão para ver bem ao longe;
- língua de papa-formigas para apanhar o lixo em todos os sítios possíveis;
- nariz de porco para sentir o cheiro a queimado;
- asas de falcão para poder voar o mais rápido possível até ao incêndio;
- patas de águia para poder agarrar melhor o lixo;
- cauda de crocodilo para varrer o lixo.