Escola Básica 2/3 de Alfena (Valongo)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
A aluna assistiu à formação on-line do Super Ecolápis, em direto, como forma de motivação. Observou igualmente o ciclo do lápis (cartaz e vídeo Faber Castell).
Pesquisou, na Internet, as características de animais, tanto marinhos como terrestres, de modo a criar a sua personagem do Ecolápis. As características físicas dos animais pesquisados, foram de encontro os superpoderes que pretendem atribuir ao seu Super Ecolápis.
Os materiais utilizados foram: lápis de cor e canetas de feltro de ponta média e de ponta fina.
Demonstrou muito empenho, entusiasmo e criatividade na elaboração do trabalho, recorrendo à mobilização dos conhecimentos / domínios transversais a várias disciplinas (Educação Visual, Ciências Naturais, Português e Cidadania e Desenvolvimento).
Adaptações do Ecolápis representadas na ilustração e as vantagens que estas lhe conferem:
A minha personagem chama-se: "Raposa-marinha". É constituída por uma cabeça de raposa, uma cauda de peixe, pernas de gato e uma barbatana de tubarão. A cauda do meu Ecolápis tem a capacidade de se movimentar mais rapidamente no mar. Ela tem forma de coração como se fosse uma pinça para abrir em metade e apanhar o lixo que tem na Terra e no mar.
Com a cabeça de raposa, o super Ecolápis consegue sentir cheiros mais fortes e com a sua audição saber onde tem perigo no meio aquático e no meio terrestre. As pernas de gato servem para caminhar e para correr. Em caso de queda, com as patas de gato, ela consegue cair em pé e não se magoar. Com a barbatana de tubarão, ajuda-a a respirar melhor debaixo de água. E por fim, ela consegue sobreviver em temperaturas médias. Quando a temperatura não é adaptada, o seu corpo muda de cor.